Procurador Geral do TJDF-BA defende denúncia de procurador do caso BAVI
Por Redação Galáticos Online
Publicado em 22/02/2018, às 20h52Porém, em entrevista à Equipe dos Galáticos, o ex-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia e atual procurador geral do órgão, Ruy João defendeu a denúncia do colega.
"Na denúncia ficou muito claro que o Vitória prejudicou duas equipes. Se houvesse empate, o Bahia não teria ultrapassado Jequié e Fluminense. Isso tem como consequência a desclassificação, que está prevista no do CBJD", disse.
Sobre o pedido de rebaixamento, Ruy João explicou que o procurador seguiu o que determina o regulamento da FIFA. "Outra coisa é o rebaixamento. Está previsão está no regulamento disciplonar da FIFA. No regulamento do Campeonato Baiano, no seu artigo primeiro, tem dizendo que se aplica o regulamento disciplinar da FIFA. E esse regulamento diz que o clube que provocar o final de uma partida de maneira proposital, conduta do Vitória, é punido com o rebaixamento na competição".
O Procurador Geral também esclareceu como será o andamento do processo. "Para o julgamento em primeira instância, será sorteada uma Comissão Disciplinar, que é composta por auditores que farão esse primeiro julgamento. Após o julgamento, os que forem punidos poderão recorrer, o que levará a um segundo julgamento, desta vez no Tribunal Pleno, onde o processo será julgado por outros nove auditores. E após esse segundo julgamento, ainda há a possibilidade de novo recurso, desta vez para o STJD, que é a terceira instância. Mas, posso garantir que esse campeonato não acabará sem o processo ser todo julgado".
Por fim, Ruy João confirmou a data do primeiro julgamento. "O primeiro julgamento já tem data marcada e será na próxima terça-feira (27)".