Fórmula do Campeonato Baiano 2019 é definida; confira
Por Redação Galáticos Online (Twitter - @galaticosonline)
Publicado em 13/11/2018, às 19h48Na primeira fase, que terá apenas nove datas, todos os dez clubes ficarão em um mesmo grupo. Eles se enfrentarão em sistema apenas de jogos de ida e avançarão para a semifinal os quatro primeiros colocados.
Na semifinal, os quatro classificados serão divididos em dois grupos. No grupo 2 ficarão o 1º colocado e o 4º colocado da primeira fase. O grupo 3 terá o 2º e 3º colocados. Nesta fase, os jogos acontecerão no sistema de ida e volta, com o mando de campo do segundo jogo pertencendo ao time de melhor campanha. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nas cobranças de pênaltis.
Já a final também será decidida em jogos de ida e volta, com os mesmos critérios. O time de melhor campanha faz a segunda partida em casa, e havendo empate em pontos e saldo de gols, o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis.
O campeão baiano levará uma das vagas na Copa do Nordeste 2020. A segunda vaga do estado será do clube melhor classificado no ranking nacional de clubes divulgado pela CBF. Já a vaga na pré Copa do Nordeste será do será do segundo clube melhor colocado no ranking nacional.
O campeão, vice-campeão e terceiro colocado do Baiano também levarão as vagas na Copa do Brasil de 2020. Já para a Série D serão destinadas apenas duas vagas no estadual, que serão dos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de outras séries do Brasileirão. A terceira vaga na Série D passará a ser do campeão da Copa Governador do Estado. Já o último colocado da primeira fase será rebaixado para a Série B do Baiano de 2020.
Na reunião também ficou definida a estreia do árbitro de vídeo no estadual. Porém, o VAR será utilizado apenas nos dois jogos da final.
A tabela e o regulamento da competição ainda não foram divulgados.