CBF afasta árbitros das partidas Internacional x Cruzeiro e Sport x Palmeiras após polêmicas
Reprodução / Ge / Marlon Costa / AGIFPor Redação Galáticos Online
Publicado em 07/04/2025, às 17h15A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, de acordo com matéria publicada pelo Ge, nesta segunda-feira, o afastamento dos árbitros de campo e do VAR envolvidos nas partidas entre Internacional e Cruzeiro, e Sport e Palmeiras, disputadas no último fim de semana, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A decisão foi tomada após diversas reclamações dos clubes envolvidos, que se julgaram prejudicados pelas atuações da arbitragem.
De acordo com o comunicado oficial da CBF, o afastamento dos profissionais se baseou em um parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que apontou erros cometidos durante os jogos. A CBF não divulgou o tempo de afastamento dos árbitros, mas afirmou que o objetivo é promover uma "instrução" para evitar futuros equívocos. Segundo Rodrigo Cintra, coordenador geral da comissão de arbitragem, o afastamento não deve ser visto como uma punição, mas como uma oportunidade para os árbitros aprimorarem suas habilidades e atuarem com mais precisão nas próximas partidas.
Partidas Envolvidas
No jogo entre Internacional e Cruzeiro, vencido pelo time gaúcho por 3 a 0, a atuação da arbitragem foi fortemente contestada pela equipe mineira. Já no confronto entre Sport e Palmeiras, que terminou com a vitória do time paulista por 2 a 1, o Rubro-negro também expressou insatisfação com as decisões dos árbitros.
Os árbitros que atuaram nas partidas foram:
Internacional 3 x 0 Cruzeiro:
- Juiz: Marcelo de Lima Henrique (CE)
- Assistentes nº 1 e nº 2: Nailton Júnior de Sousa e Renan Aguiar da Costa (CE)
- Quarto árbitro: Luciano da Silva Miranda (CE)
- VAR: Daiane Muniz
- AVAR: Amanda Matias
Sport 1 x 2 Palmeiras:
- Juiz: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
- Assistentes nº 1 e nº 2: Rodrigo Figueiredo Henrique (RJ) e Thiago Henrique Neto (RJ)
- Quarto árbitro: Afro Rocha de Carvalho (PB)
- VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
- AVAR: Diogo Carvalho Silva (RJ)
A polêmica envolvendo a arbitragem tem sido um tema recorrente no futebol brasileiro, especialmente com o uso do VAR, que tem gerado tanto elogios quanto críticas. Em declarações, Rodrigo Cintra explicou que o afastamento visa melhorar a qualidade da arbitragem, corrigir falhas e alinhar o VAR com o juiz de campo, de modo a garantir decisões mais justas e menos controversas nas partidas.