Bahia preparada para a maior festa do esporte mundial
Bahia preparada para a maior festa do esporte mundial
Por Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)
Publicado em 06/07/2016, às 15h28
Compartilhe
A um mês da abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que acontece no Estádio do Maracanã em 5 de agosto próximo, a Bahia encontra-se inteiramente preparada para participar da maior festa do esporte mundial. O estado será sede de 10 jogos de futebol pelos torneios masculino e feminino.
“Todos os aspectos, a exemplo da segurança, mobilidade, recepção das delegações e turistas vêm sendo checados cuidadosamente. A construção do clima olímpico na Bahia é outra preocupação nossa. Queremos que a cultura da prática de esporte, tão necessária para a saúde física e mental do indivíduo e para a formação da cidadania, seja o principal legado dos jogos para os baianos”, disse o secretário Álvaro Gomes, que coordena o GTT.
Aclimatação - Antes de a bola rolar na Arena Fonte Nova, dia 4 de agosto, os baianos receberão para um período de aclimatação as seleções brasileiras de Nado Sincronizado e Polo Aquático; as seleções cubanas de Judô e Taekwondo e mais a seleção de Polo Aquático da Croácia.
A vinda dessas equipes a Salvador é fruto do esforço do Governo do Estado em preparar uma infraestrutura esportiva com dois equipamentos de níveis mundiais: o Centro Pan-Americano de Judô em Lauro de Freitas e a Nova Piscina Olimpica da Bahia, em Salvador.
Salvador será a única cidade do Nordeste que receberá partidas de futebol nas Olimpíadas Rio 2016 e vai receber dez jogos de futebol masculino e feminino, sendo sete (7) das equipes masculinas e três (3) das equipes femininas.
As outras cidades escolhidas foram: São Paulo (Estádio Arena Corinthians); Belo Horizonte (Estádio Mineirão): Brasília (Estádio Mané Garrincha); e Manaus (Estádio Arena Amazônia). O Rio de Janeiro terá dois locais para realização dos jogos: Estádio do Engenhão e Estádio do Maracanã, que será palco da final da competição.
Rodadas - Salvador foi muito feliz no sorteio dos grupos. Vai receber a atual campeã mundial, Alemanha, e a atual campeã olímpica Mexico. As partidas na Arena Fonte Nova serão realizadas em rodadas duplas, nos dias 4, 7, 9 e 10 de agosto; e, em rodadas simples, nos dias 12 e 13 do mesmo mês.
Vão jogar em Salvador as seleções do: Brasil, Dinamarca, Suécia, Japão, Fiji, Coreia do Sul, México, Alemanha (masculino); Austrália, Zimbábue, Nova Zelândia e França (feminino).
No futebol masculino, a rodada dupla do dia 4 de agosto terá Fiji x Coreia do Sul e México x Alemanha. No dia 7 jogam Fiji x México e Alemanha x Coreia do Sul; enquanto no dia 10, Suécia x Japão e Brasil x Dinamarca.
No futebol feminino, a rodada dupla do dia 9 terá Austrália x Zimbábue e Nova Zelândia x França. Nas quartas de final serão realizadas mais duas partidas: uma no masculino e outra no feminino.
Hospedagem - As seleções que virão à Bahia vão se hospedar todas no mesmo hotel para que desfrutem das mesmas instalações e não tenham tratamento diferenciado. O grupo vai ficar no Gran Hotel Stella Maris, na Praia do Flamengo.
Treinamentos - Os campos para treinamentos das seleções também já foram definidos: Estádio Metropolitano de Pituaçu; e Estádio Manoel Barradas (Barradão). Outro local escolhido foi o Centro de Treinamento em Mata de São João.
Baianos nas Olimpíadas 2016 - Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Bahia já tem presença confirmada de 19 nomes. Doze (12) nos Jogos Olímpicos e sete (7) nos Jogos Paralímpicos. Além deles, outras três atletas podem garantir vagas no próximo dia 14, na Seleção Brasileira de Futebol Feminino, quando o técnico Osvaldo Alvarez (Vadão) definirá a lista das convocadas:
DELEGAÇÃO OLÍMPICA DA BAHIA
Nos Jogos Olímpicos já estão confirmados para defender o Brasil:
BASQUETE
• Isabela Ramona– Ala
BOXE
• Adriana Araújo (leve - 60kg),
• Robenilson de Jesus (galo - 56kg),
• Robson Conceição (leve - 60kg),
• Joedison Teixeira (meio médio - 64kg)
CANOAGEM
• Isaquias Queiroz
• Erlon Souza.
MARATONAS AQUÁTICAS
• Allan do Carmo
• Ana Marcela
FUTEBOL MASCULINO
• Rogério Micale – treinador
MARATONA
• Marily dos Santos
• Graciete Santana
FUTEBOL FEMININO (a definir)
• Rafaelle Leone (Fafá), 24 anos, lateral-direita;
• Fabiana Simões (Fabiana), 26 anos, zagueira;
• Miraildes Mota (Formiga), 37 anos, meia
DELEGAÇÃO PARALÍMPICA DA BAHIA
Estão confirmados para defender a equipe paralímpica do Brasil:
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar
navegando, você concorda com essas condições.