"Ou sobe no amor, ou sobe no terror". As palavras de ordem de integrantes da uniformizada Os Imbatíveis , ainda estarão ecoando na cabeça dos jogadores rubro-negros quando eles entrarem em campo na tarde deste sábado, contra o Bragantino, em Bragança Paulista.
Os comandados de Ricardo Silva sabem que, diante de um novo tropeço, serão recebidos de forma ainda mais hostil que no embarque da delegação rubro-negra para São Paulo, quando houve até tentativa de agressão por parte dos mais exaltados.
O retrospecto recente explica o azedume da relação entre torcida e elenco: nos últimos cinco jogos, o Vitória perdeu quatro, venceu apenas um e viu sua folgada vantagem na liderança ser pulverizada por Goiás e criciúma, que lhe passaram na frente. Pior que isso foi ver o acesso para a Série A, que parecia garantido, ser ameaçado pela aproximação de Atlético-GO e São Caetano, adversários para os quais o Vitória perdeu na recente série de tropeços.
Os problemas do técnico Ricardo Silva não param por aí. O adversário deste sábado, o Bragantino, luta desesperadamente contra o rebaixamento: é o 18º colocado com 32 pontos, e precisa dos três pontos de qualquer maneira para recuperar as posições perdidas ontem para Guarasntinguetá (16º, 34) e CRB (17º, 33). O CRB venceu o Brarueri em casa por 2 a 1 e o Guaratinguetá bateu o Guarani pelo mesmo placar.
Ricardo Silva ainda não poderá contar com o meia Pedro Ken, contundido, que deve ser substituído por Eduardo Ramos ou pelo volante Rodrigo Mancha, a depender da postura tática que o treinador decida escolher.
Em compensação, voltam ao time o lateral-esquerdo Gílson e o zagueiro Victor Ramos.
Se o Vitória vem sofrendo com a opção de prestigiar o "eterno interino" Ricardo Silva no lugar do demitido Paulo César Carpegiani, o Bragantino vive momento oposto desde que apelou ao "salvador da pátria" Vágner Benazzi.
O treinador, que comandou o Leão na fatídica campanha do ano passado, acumula , três triunfos nos últimos cinco jogos. e Benazzi está otimista, já que contará com o reforço de sete atletas lesionados, incluindo o atacante Léo Jaime.