TV RÁDIO
Buscar

Bahia. Ame-o ou Deixe-o!

por Gabriel César, torcedor tricolor em 07 de Junho de 2011 21:01

O dia 12 de Junho de 2008 foi um dia marcante (e broxante) para a recente história do Esporte Clube Bahia. Enquanto muitos comemoravam mais um dia dos namorados, alguns “torcedores apaixonados” ocupavam o Fazendão em uma “manifestação” para “exigir” eleições diretas para a presidência do Bahia. A diretoria e a “oposição” fizeram um acordo, no qual ficou acertado que haveria uma mudança no estatuto do clube para permitir a eleição direta para a presidência no pleito de 2011, principal reivindicação da torcida até hoje.

Muitos acreditam que tudo não passou de uma grande encenação. Uma pseudo-manifestação de pseudo-torcedores-apaixonados que, em troca de “uns mil ingressinhos” para os jogos do Bahia, forjaram um pseudo-acordo para dar mais sobrevida aqueles dirigentes que estavam com a “corda no pescoço”. Naquela época, a pressão por eleições diretas era grande e o “acordão” serviu para amenizar a pressão.

Em suma, o dia dos namorados tricolor “acabou em pizza”. A grande maioria dos torcedores ficou “tiririca da vida” com o acordo. A grande maioria, menos o próprio Tiririca e o seu filho, que seria futuramente o presidente do Bahia. Pois ficamos “plutos da vida” com o acordão porque somente em 2011, três(!!) anos depois, é que teríamos eleições diretas. Era muito tempo! Queríamos eleições diretas, naquele momento! Já! Mas o “acórdão” cumpriu seu papel e minou as forças de quem ainda queria uma mudança imediata.

Pois, então, no final daquele ano, mais uma “eleição” ocorreu. Marcelo Guimarães Filho assumiu a presidência, reafirmando o compromisso de que em 2011 teríamos eleições diretas. E prometeu muito mais: modernização, títulos, planejamento. Prometeu até que rasparia o cabelo se o Bahia não conseguisse o acesso no primeiro ano do seu mandato. Nem precisa dizer que nada disso foi cumprido. Mas, também, não dá para acreditar em promessa de político brasileiro, né?

Por falar nisso, gostaria de abrir um parênteses aqui. O twitter do “nosso” presidente é bastante emblemático. Não vou nem falar do conteúdo dos seus posts que, na grande maioria das vezes, são sobre as corridinhas que ele dá com o seu Nike Plus-Mega-Num-Sei-Que. Não, isso nem é o principal problema do perfil @marceloguima. O pior mesmo é a sua auto-descrição:

Perceberam? O cara diz com todas as letras que é bacharel em Direito e EX-político! Fale sério! Se eu fosse um político, eu ia queria esconder isso de todo mundo, ainda mais se fosse um EX-político! E com todo respeito aos bacharéis em Direito (sou um deles), mas ser Bacharel em Direito, por si só, já não significa tanta coisa! Mas o principal de tudo o cara nem menciona! Porra, mermão, o cara é presidente do maior clube do nordeste! Se eu fosse presidente do Bahia a primeira coisa que ia ter no meu perfil é: P-R-E-S-I-D-E-N-T-E  D-O B-A-H-I-A! E ainda ia largar um “minha porra” no final. Mas deixa lá, vai ver que ele só quer ser presidente do Bahia pra voltar a ser político.

Mas voltando ao assunto... Nada mudou no Esporte Clube Bahia nesses 3 anos de gestão do ex-político! Continuamos sem ganhar nada, continuamos sem planejamento (todo ano contratamos dezenas de jogadores e dispensamos outras dezenas) e, principalmente, continuamos sem poder escolher o nosso presidente. A eleição de 2011 que, naquela época, parecia tão distante, agora está bem perto e a promessa não foi cumprida. Mais uma vez são os conselheiros que irão “escolher” o próximo presidente do Bahia.

Chegaram até a propor uma pseudo-eleição direta em que os associados escolhiam o presidente, dentre aqueles escolhidos pelo Conselho Deliberativo, ou alguma coisa parecida. Mas, felizmente, essa proposta de “eleição direta” não vingou.

Tudo isso me faz lembrar duas recentes campanhas publicitárias. A primeira foi aquela da Oi com o jingle “Quem ama bloqueia”. Na verdade, tratava-se de uma ironia com as outras operadoras que vendiam celulares bloqueados. O que a empresa queria dizer é: quem ama não bloqueia. Quem respeita seus clientes permite que eles escolham a sua operadora. Depois, a TIM lançou uma campanha parecida, cujo slogan era “sem limites, sem bloqueio, sem aspas”.

Pois essa campanha deveria ser adotada no Bahia, também. Nós queremos eleições diretas sem limites, sem bloqueio e sem aspas! Chega de aspas!! Quem ama não bloqueia!

Por isso, Marcelinho, nesse dia dos namorados que se aproxima, se você realmente é apaixonado pelo Bahia, dê um presente a ele: cumpra a sua palavra. ELEIÇÕES DIRETAS JÁ! Sem bloqueio! Sem aspas!

Ame-o (de verdade) ou deixe-o!

P.S. E você, torcedor, se é realmente apaixonado pelo Bahia, dê um presente a ele também: torça, vá ao estádio, cante, sacaneie os torcedores da cadela de peruca, mas COBRE também! Se associe! Exija mudanças! Ou você acha que só por causa desse textículo o presidente vai cumprir com a sua palavra?


Whatsapp

Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade