TV RÁDIO
Buscar

Os “Movimentos” e a transição no Vitória

por Rodrigo Santos - Empresário e Consultor em 14 de Março de 2013 14:29

OS “MOVIMENTOS” E A TRANSIÇÃO NO VITÓRIA
Precisamos vigiar o presente para não andarmos para o passado! 
 
Invisto um pouco do meu tempo e peço um pouco do de vocês (amigos rubro-negros, como eu), pois tempo é questão de prioridade e sei que o Vitória é prioridade para todos os torcedores, apaixonados como nós. Tenho livros e trabalhos publicados, nas áreas de Gestão e de Política, além de ser professor universitário e consultor nestes campos, em organizações de todos os continentes do planeta. Portanto, uma certa experiência para assegurar, com conhecimento de causa que, quando as estas duas áreas se misturam, sem critérios e visando atender a interesses individuais ou de pequenos grupos, em detrimento da coletividade, quem perde é o público.

No caso específico, a nação rubro-negra. Como um dos muitos colaboradores na construção do Planejamento Estratégico e redesenho organizacional do ECV, não pude ficar indiferente a uma “marola”, criada pela “opinião publicada”, veiculada em micro veículos, dando conta do lançamento de candidaturas que, segundo elas próprias, visavam “antecipar o debate” com vistas à sucessão no nosso amado clube.

Afora o fato de vermos nas imagens destes “atos” TUDO, MENOS TORCEDORES E CONSELHEIROS DO VITÓRIA, o que, por si só, descredibiliza qualquer factóide, dalí emergente, cabe refletir sobre algumas “propostas” descritas em veículos “oficiais” do suposto movimento, para que tiremos nossas próprias conclusões:
 
- Sobre Divisões de Base:

“Vamos implantar a cultura do jogo bonito desde as nossas escolinhas...”
“Diminuiremos a rotatividade dos profissionais da base [...] daremos suporte aos treinadores e demais membros da comissão técnica da base com investimento em capacitação profissional (educação continuada) e apoio psicopedagógico...”
“Buscaremos a otimização da política de revelação de talentos...”

Ora! Quanta novidade!
 
O Vitória já tem, reconhecidamente, uma das melhores divisões de base do Brasil! O seu Planejamento Estratégico 2013-2020 já está sendo cumprido e com a implantação de uma “política formal da base”. Temos treinadores e coordenadores, que estão no clube a mais de uma década e são valorizados com intercâmbios, cursos, remuneração arrojada e até programas de MBA em Gestão Esportiva, em instituições de renome. O atual campeão brasileiro sub 20, busca ser a melhor base do Brasil, com planejamento de alto nível e ações consistentes, não com frases de efeito e plágio de artigos de graduação em Administração. Brincadeira tem hora!
 
- Sobre Patrimônio:

“O Vitória estagnou neste campo [...] Vamos atrair parceiros comerciais e oferecer condições para os sócios e torcedores estarem próximos do clube em quantidade cada vez maior...”

Parece que a CBF, a FIFA e a Federação Italiana de Futebol pensam diferente! O Vitória ostenta uma estrutura patrimonial exaltada por desportistas e gestores de todos os segmentos e está em franco processo de modernização. Têm-se consciência das lacunas existentes e já há um trabalho para saná-las, porém com Planejamento Estratégico profissional, não com propostas de uma linha que dizem “o que”, mas nunca dizem “como”!
 
- Programa de sócios:
 
“Bastará apresentar seu cartão de sócio torcedor e obter vantagens exclusivas na aquisição de serviços e produtos...”
 
Ou não acompanham os noticiários, ou estão tentando plagiar o Novo Sou Mais Vitória! O Vitória acaba de implementar o mais incrementado sistema de gestão associativa para um clube em nossa região, inclusive com a adesão ao movimento “Bhrama: por um futebol melhor” e vários estabelecimentos associados! E as promessas, vazias de compromisso e conceito, vão além. Mas, perguntar não ofende:
 
- “Nova arena, própria, auto-sustentável?” – Igual aquela da paralela, prometida no passado?
- “50.000 sócios?” – Por que os mesmos que prometem agora, só deixaram alguns “gatos pingados” quando saíram e legaram para o nosso clube uma Série C?
- “Transparência e Governança?” – Será como nos contratos de certa ONG, com a Secretaria de Educação de um certo município?
- “Títulos, etc...” – Faltou dizer como?

Enfim amigos. Não tenho procuração, sequer necessidade, para defender quem quer que seja e este não é meu objetivo. Mas, precisamos, antes de qualquer coisa, focar em gestão e em um grande 2013, no campo e fora dele, valorizando e apoiando um trabalho que teve resultados muito bons no campo e excelentes fora dele. Sugiro, a estas pessoas que querem "contribuir com o Vitória", a leitura dos documentos do Planejamento Estratégico do ECV, que estão no site do clube e foram amplamente divulgados pela imprensa. Todos os temas tratados por este “movimento”, em frases curtas e sem nenhum verniz técnico, foram pensados com sobras, por torcedores, conselheiros e funcionários.

As soluções estão sendo implementadas, com bases científicas, que emergiram da ausculta de toda a nação rubro-negra. Não se constrói um clube da grandeza do nosso, com “achismos”, “politicagem”, frases de impacto e “boas intenções”! Nunca é demais reforçar, que não faço parte da Direção do Vitória, mas compreendo que esta é composta por seres humanos, portanto, com erros e acertos. Porém, teve a coragem de “cortar na carne”, realizar um profundo diagnóstico organizacional e Planejamento Estratégico (inclusive, plagiado em partes, por alguns “movimentos”), para perceber, através do Projeto “Vitória: um presente para o futuro” (nome familiar não!?), lançado em 2012, tudo o que há de positivo e precisa continuar; tudo que há de fragilidade e precisa ser sanado; bem como, tudo que ainda não fora feito no passado e começa a ser implementado:
 
- Programa de Desenvolvimento da Gestão;
- Núcleo de Tecnologia, Monitoramento e Análises Técnicas;
- Comitê de Comunicação;
- Requalificação Patrimonial;
- Diretorias de Relações Institucionais e Governança Corporativa;
- Novo SMV;
- Etc.; etc.; etc.

Devemos mudar sim! Mas, a cada dia, num esforço de melhoria contínua, valorizando quem está fazendo muito e apoiando, na hora certa, pautados pelo sentimento coletivo, quem possa vir a fazer muito mais! Saudações Rubro-Negras!

Whatsapp

Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade