TV RÁDIO
Buscar

A Revolta da Caxirola

por Ueder Pimental em 15 de Maio de 2013 14:13

O dia 07 de abril de 2013 é mais uma data a ser lembrada negativamente pela nação tricolor. 
 
O clube nascido em 1 de janeiro de 1931, que tem em seu slogan “Nascido para vencer”, perdeu seu brilho ao longo dos 23 anos (1989 – 2012). Neste período a supremacia de títulos estaduais foi perdida para seu rival, sendo 16 títulos (Vitória) contra 5 (Bahia), o que deve ser lembrado que um desses títulos foi divido no tapetão para ambos. 
 
Tenho 34 anos, aos nove tive a maior alegria ao ver o meu clube de coração conquistar um título brasileiro entre os grandes clubes do país, até então, essa criança de nove anos sabia da importância desse título, porém não sabia do futuro daquele clube que acabava de calar a mídia do sul e sudeste do país.
 
Ao longo desses 23 anos fui testemunha, com meus amigos de fonte nova (Mariel, Ed, Carlos Luis, Maltez, Binha), da sucumbência de um clube que acabava de conquistar um título de extrema importância. Neste período, presenciei diversos vice-campeonatos baianos, o rebaixamento para série B em 1997, à volta pela porta do fundo em 2000, a volta a série B em 2003 após uma goleada de 7 X 0 do cruzeiro, o inferno da série C em 2006 e 2007, fora as diversas goleadas sofridas como: Flamengo 6 X 0 Bahia, Bahia 4 X 7 Santos, Vitória 6 X 2 Bahia, Bahia 5 X 6 Vitória, Ferroviária 7 X 2 Bahia, Bahia 3 X 7 Vitória, foram tantos placares vexatórios que a memória já não consegue lembrar. 
 
A pergunta que sempre me faço é: Como pode um clube após ser campeão nacional ser reduzido a um clube sem expressão, vítima de gozações em seu estado e no país, capaz de contratar jogadores velhos, desconhecidos, incapazes de lembrar os grandes ídolos que já vestiram a camisa do clube? Será que o Bahia será o próximo Guarani de Campinas? Como pode esse clube que aprendi a amar perder a sua principal motivação “Torcida”, que vem envelhecendo com o tempo e não se renovando no mesmo ritmo de seu rival, digo isso porque vejo jovens hoje de 20 anos torcedores do Vitória, em muitos casos, filhos de torcedores do mesmo, que outrora, não conseguiam passar sua paixão pelo clube para o filho, infelizmente hoje, se o pai tricolor dormir em berço esplendido, certamente seu filho influenciado pelos resultados, amigos, primos, etc torcerá pelo rival.
 
Caros amigos tricolores, a situação tem que melhorar, nosso clube tem que se estruturar, planejar, administrar em longo prazo, se não daqui a 20, 30, 40 anos, a supremacia do estado será perdida em títulos para o rival “Seguindo essa estatística de 16 a 5”, como também, perderá o seu principal patrimônio “Torcida”, essa mesma, que em muitas vezes me provou com arrepios na pele como é verdade a frase em nosso hino “Ninguém nos vence em vibração”. 
 
É com lamento que escrevo esse desabafo nação tricolor e desejo a todos e ao nosso clube um futuro esplendido, com assim um dia foi o seu passado de craques, glórias e títulos. 

Pobre caxirola! Feita para ser símbolo de alegria virou alvo de mais um protesto da nossa sofrida nação tricolor.

Autor: Ueder Pimentel

Whatsapp

Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade