TV RÁDIO
Buscar

Opinião sobre o presidente do Bahia, Marcelo G. Filho

por Rafael Barata em 18 de Outubro de 2010 19:31

Caros tricolores, não sou primo, vizinho, parente, assessor, irmão, de MGF antes que pensem, rs. Sei e reconheço que ele não tem grande prestígio junto à nação tricolor. Mas, pensando bem, acho que a rejeição a ele é maior do que deveria. Quando eleito pelo Conselho Deliberativo a torcida tricolor de imediato ficou com grande expectativa.Depois dos velhos com “cara de cachaça” que tivemos na Presidência (Pitton, Pernet, Petrônio e por aí vai...), assumiu um cara que pelo menos na aparência e na formação profissional (Advogado e Deputado Federal) criou a expectativa de renovação. Por conta de seu cacoete político, para dar a impressão de mudança e tentativa de profissionalização do tricolor, a 1ª medida de MGF foi trazer para sua equipe um dos maiores rivais: Paulo Carneiro. A idéia, apesar de algumas críticas, foi bem aceita pela maioria da torcida e da imprensa. Houve, em verdade, um maior tratamento profissional do clube, um forte investimento em infra-estrutura, reformas em todo Fazendão e nas divisões de base. Somente com a queda de Alexandre Gallo o espaço de atuação de Paulo Carneiro foi diminuindo e depois de perder para o Duque de Caxias em Pituaçu o mesmo pediu para sair. Depois disso se procurou alguem que poderia substituí-lo, daí que surgiu Eliseu Godoy, mas pela inexperiência ele nao conseguiu emplacar, tal como ocorreu com o ídolo Zico do Flamengo. Foi a partir dessas tentativas frustradas que MGF passou a acertar. Primeiro ele percebeu a necessidade de se fazer mais presente na vida tricolor e tomar as rédeas para a organização do futebol do clube. Trouxe para o Bahia a dupla Renato Gaucho e Paulo Angioni, profissionais que possuem grande prestígio entre os clubes brasileiros e bom espaço na mídia. O Bahia foi se arrumando...Diante do prestígio o Bahia conseguiu trazer Jael, Rogerinho, Gral e Morais. Ao mesmo tempo Renato Gaucho repatriou peças da base como Avine, Marcone e Ananias, e ainda apostou em Vander. Ele acertou!

Ao lado de Apodi, Alisson, Nen, leandro, Edílson, etc,o Bahia formou a sua 1ª base...

O time tricolor passou a ter um desempenho satisfatório. Na média dos times da série B sabia-se que o Bahia não devia muita coisa, mas para brigar pelo acesso ainda se fazia necessário mais ajustes, alguns reforços, contratações, etc.

Por obra do destino, depois de derrotar o Paraná por 2 x 0 Renato Gaúcho deixa o clube em 6º lugar e vai treinar o Grêmio. Embora boa parte da imprensa festeje a saída do Renato Gaúcho, a torcida tricolor teme não achar um nome à altura e conclui: “acho que Renato Gaúcho foi melhor para o marketing do Bahia do que para o futebol.”

Foi nesse momento que a estrela de Angione começou a atuar. Dentre os nomes para substituir o treinador pintou o de Márcio Araújo. A torcida tricolor não o conhecia, mas depositava as esperanças pelo fato de ele ter subido o Barueri e por ter sido auxiliar de Telê Santana.

Com a saída de Renato Gaúcho Paulo Angioni teve mais espaço para atuar a reforçar o elenco já que tinha boa relação com o novo treinador.

Assim, ele pode contratar Jancarlos, Fábio Bahia, Helder, Bruno Otávio e Adriano Michael Jackson. Todas essas primeiras contratações se encaixaram bem com Marcio Araújo apesar de alguns deles (Fábio Bahia e Helder) não terem tido espaço no esquema de Renato Gaúcho.

No 1º jogo pelo tricolor Márcio Araújo foi literalmente metralhado pela torcida e pela imprensa já que armou o time errado contra o Coritiba, não começou com Rogerinho e ainda tirou Jael, etc etc. A primeira impressão era de que ele não entendia nada de futebol e que não conhecia ninguém do Bahia. Caiu de pará-quedas... Pediram logo sua cabeça e a saudade de Renato Gaúcho veio com força...

Depois de alguns treinos o técnico obteve conhecimento do grupo e com grande consistência tática conseguiu vencer jogos decisivos como Portuguesa, Ponte Preta e Sport fora de casa.

O grupo se uniu e passou a confiar no acesso tricolor. A torcida confiou e a imprensa começou a reforçar a crença na série A em 2011!

Apesar do pesadelo contra o Icasa o tricolor conseguiu dar a volta por cima e vencer em Pituaçu. A essa altura, estando no G4 por um bom tempo o tricolor percebeu que só depende dele para o sucesso de voltar à elite...e, nunca esteve tão próximo depois de 2004 com Robert, Vadão e Cia.

Hoje, a torcida tricolor voltou a ter orgulho de vestir o manto sagrado e a presença pelas ruas das camisas chegaram a esgota-las nas Lojas. O momento está tão bom que o marketing do Bahia voltou a funcionar e já fez camisa do acesso, tentou o programa do torcedor,camisa de raudinei, etc.

A torcida tricolor confia no acesso e daqui para o final não vai abandonar seu clube. As rendas geradas por jogos dentro de casa (mais de meio milhão líquido por jogo), ao lado de habilidade de Tiago Cintra e Marcelo Guimarães junto à instituições financeiras, patrocinadores, televisão e clube dos 13 fizeram com que o Bahia inteligentemente antecipasse algumas rendas e mantivesse os salários em DIA! Quanto tempo não se vê isso no tricolor? Quanto tempo o tricolor não tem uma estrutura de respeito no Fazendão? Quanto tempo não víamos alegria no ambiente de trabalho tricolor?

Hoje, com as rendas obtidas nos jogos Marcelinho consegue manter o pagamento dos salários em dia e dar espaço para a atuação de Angione e Marcio Araújo. As divisões de base juvenil e infantil voltaram a disputar torneios internacionais e a contratar revelações de outros clubes ainda jovens. É o Bahia se reestruturando...

Agora, com a estrutura montada, elenco fechado e qualificado a torcida tricolor aguarda ansiosa o momento de soltar o grito preso há anos de SERIE A!

O ano de 2011 promete.... A construção do novo CT e a venda da Sede de Praia e do Fazendão podem ser um grande passo que consolidarão a modernização tricolor. O trabalho pela manutenção da base do time e a contratação de alguns reforços para alguns setores do clube são indispensáveis para sucesso na SERIE A. A busca por novos contratos de patrocínio, o maior publico nos jogos contra grandes equipes, e o acesso à de melhores verbas da televisão e do clube dos 13, com uma boa administração podem manter o Bahia como uma grande força na série A com a luta pelo título, pela vaga na Libertadores e até pela Sul-americana. Quanto tempo não se vê um Bahia x corinthias, Bahia x Flamengo, Bahia x Santos, etc etc, e ainda Bahia jogando fora do Brasil???

Portanto, após todo o relato da trajetória de Marcelo Guimarães Filho, eu como torcedor tricolor consciente posso afirmar que ele teve mais ACERTOS do que ERROS e pode ter seu nome registrado na Estória do CLUBE!

Isso porque ao lado dos bons investimentos em infra-estrutra, o Presidente soube ousar nas contratações da equipe técnica, soube o momento certo de conseguir recursos para o clube a fim de manter os salários em dia, e soube dar condições de trabalho a todos, e esperança para a torcida tricolor!

Logo a torcida que tanto se queixou de falta de profissionalismo quando vai julgar MGF comete o mesmo erro: análise sem profissionalismo, com paixão e preconceito.

Confesso que do jeito que são as coisas eu temo eleições diretas pq o que vai ter de politiqueiro aproveitador, sugador das cores e tradições do Bahia às custas de suas estórias e glórias não vai tá no gibi... Vai ser muito foda.

O que vai haver de manipulação, de venda de votos em troca de apoio, de venda de votos e apoio em troca de ajudar Organizada com $$$$, de manipulação da imprensa para favorecer tal candidato que lhe garanta acesso ao clube, às notícias, etc....

Pode seduzir a idéia de eleições diretas para o Bahia. Mas, como já disse: isso não salva empresa, não salva Estado, não salva órgão público, não salva Clube, etc.
Não dúvido que aproveitadores se aproveitem de nossas glórias, de nossa estória, e das cores do Tricolor de aço para se promoverem, tornando a administração mais politiqueira (troca de favores com todos), do que profissional como Clube-empresa como é na Europa!

O clube caminha a grandes passos para a Série A e lá pode se firmar com mais renda, investimentos, prestigio, estrutura e organização.

Agora, se o cara botar o Bahia na série A, fazer uma boa campanha, botar o Bahia numa sul-americana ou libertadores, inaugurar o nosso novo CT como um dos mais modernos do país, etc, etc....eu lhes pergunto???

O cara ainda seria criticado por ser filho de fulano, por ser da corja, etc etc etc?????? Quer dizer que se MGF atingir todos esses objetivos e voltar a dar o respeito, a infraestrutura e a qualidade que o clube sempre teve em seus tempos de glória, mesmo assim o cara continuará com o rótulo de FDP pela torcida?????Temos que ter muito cuidado com o que parte da mídia já falou do cara e também parte da oposição.
Tudo bem que MGF não é nenhum "SANTO", mas quando se analisa um CLUBE como o Bahia, se reclamamos tanto de PROFISSIONALISMO, para sermos profissionais em nossas análises temos que analisar se o profissional MGF tá cumprindo bem a sua função e PONTO FINAL. Negar que o cara deu uma nova infraestrutura ao Bahia e tende a dar mais (Novo CT), que o cara soube se cercar de bons profissionais (Angione, Cintra, Newton Mota, etc), que o cara soube bolar "planos" de manter os salários em dia apesar de pouca verba do clube dos 13 e pouco patrocínio...Temos portanto que deixar o amadorismo de lado e analisar o cara em sua função de forma profissional. Na empresa Esporte Clube Bahia ele tem sido um bom administrador, e ponto final.

O Presidente Marcelo Guimarães tem tido papel decisivo e fundamental nesse caminho que o Bahia tem trilhado rumo à SERIE A!!!

Xalaiáiaáaaaa....vamos subir ESQUADRÃO!!!!

Rafael Barata Silva – empregado público da CEF e Advogado
[email protected]

Whatsapp

Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade