TV RÁDIO
Buscar

O clássico dos jargões

por Fábio Catelino* em 19 de Setembro de 2014 12:45

Todos nós, amantes do futebol, sabemos que um clássico é um campeonato à parte. Ganhar do seu maior rival e curtir com a cara de seu amigo que simpatiza com a outra equipe é uma das melhores coisas do futebol. Mas também sabemos que o triunfo num clássico não eleva só a moral dos torcedores: o resultado favorável nestes confrontos tem como característica impulsionar o vencedor ao longo de todo o restante do Campeonato.

Neste domingo (21) acontecerá o maior clássico do norte-nordeste, pelo campeonato Brasileiro da Serie A. Bahia e Vitória se enfrentam na Arena Fonte Nova, que deverá estar lotada de rubro-negros e tricolores. Além do campeonato à parte que é este jogo, muito mais coisas estão envolvidas nestes noventa minutos de partida.

O Vitória, mandante, vem de um importante triunfo de virada sobre a forte equipe do Fluminense. Mesmo com os três pontos ganhos, entretanto, não conseguiu sair da incomoda lanterna do Brasileirão, com 21 pontos ganhos. Já o Bahia, que também venceu de virada, fora de casa contra o Botafogo, ocupa a 16° colocação, uma acima da zona do rebaixamento, mas ainda vive em situação delicada como porteiro do Z4, com 23 pontos ganhos. Dessa forma, além de todo o tempero que envolve esse grande clássico, ainda sobra uma pitada de pimenta baiana, por se tratar de um “jogo de seis pontos”.

Sobre o jogo, podemos usar o jargão, “clássico não tem favorito”; as duas equipes, apesar de suas colocações na tabela de classificação, vem numa crescente. Em três partidas no returno do brasileirão cada uma tem duas vitórias e uma derrota, situação muito distinta do primeiro turno do campeonato, onde a dupla Ba-Vi só conseguiu três triunfos em dezenove partidas.

Para finalizar a coluna, me apossarei de uma série de jargões tão clássicos quanto esse Ba x Vi . “Espero que os deuses do futebol estejam de plantão neste domingo”, “que as duas equipes possam fazer um grande espetáculo”, e “que vença o melhor” . Ah! E “salve-se quem puder”!!!

*Fábio Catelino é comentarista convidado do programa bate bola baiano, que ocorre na rádio 100.



Whatsapp

Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade