TV RÁDIO
Buscar

Racismo Made in França

por Welington Araújo Silva em 24 de Maio de 2011 13:02

Quem diria. A França, palco da revolução política, berço dos valores liberais clássicos como a igualdade, liberdade e fraternidade procura, através do esporte, recrudescer ainda mais as ondas xenofóbicas que varrem a Europa há muito tempo.

A ideia de limitar o número de vagas nas "academias de futebol" (o mesmo que a divisão de base brasileira), a serem ocupados por negros e árabes em, no máximo, 30%, desconstrói, ao menos aparentemente, a noção de uma França multicultural e multiracial presente nas consciências dos diferentes povos no mundo. A própria seleção francesa de futebol, com os seus "Bleus, Blancs, Rouge", ajudou a introjectar nessas mesmas consciências, esses mesmos ideários, o que pese as críticas feitas aos mesmos.

No entanto, parece que os ventos discriminatórios, de cunho racista, que ao bem da verdade sempre existiram na França (assim como no Brasil e em outros países, da Europa e fora dela), parece ter assumido maior densidade no contexto contemporâneo, desde a posição do Nicolau Sarkozy contra os ciganos, no ano passado.

Soma-se ao fato o fiasco da seleção francesa na última Copa do Mundo de Futebol, também em 2010, quando o selecionado foi eliminado já na primeira fase, ficando em último lugar no seu grupo. Desde então, o rumo do futebol no país vem sendo discutido e a questão racial faz parte do debate e expressa, também, a direção política que Sarkozy vem dando as suas ações, que alguns críticos chamam de "táticas lepenistas", numa clara alusão a neofascista Marine Le Pen, filha do ultradireitista Jean-Marie, que segundo as últimas pesquisas eleitorais da França, será presença certa no segundo turno das eleições presidenciais em 2012 no país.

De um lado o presidente Sarkozy querendo capitaniar os votos da chamada França "profunda". Do outro, é o esporte ecoando sentimentos desta mesma França, onde os principais dirigentes esportivos vem colocando na miscigenação da seleção um dos seus principais problemas, esquecendo que se um dia a seleção francesa e a França teve reconhecimento mundial, foi pela sua celebrada miscigenação.

Texto publicado no link: http://esportemrede.blogspot.com/

Whatsapp

Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade