TV RÁDIO
Buscar

Guto Ferreira e seu dom de "arrumar a casa" em tão pouco tempo

por Twitter: @Ruandiias02 em 25 de Outubro de 2021 11:37

O técnico Guto Ferreira vem fazendo o que prometeu ao ser apresentando como novo treinador do Esporte Clube Bahia. Em sua terceira passagem pelo Tricolor, o comandante revelou, durante sua primeira entrevista coletiva, que a prioridade seria arrumar o sistema defensivo, que, na ocasião, era um dos piores da competição ao lado da Chapecoense.

Como promessa é dívida, desde que assumiu o Esquadrão, Guto não sabe o que é levar gols. Ao todo, já são quatro partidas sem ser vazado: 2 a 0 contra o Athletico-PR, 0 a 0 com o Palmeiras, 0 a 0 contra o América-MG e 3 a 0 diante da Chape. 

Com os resultados, o Tricolor baiano quebrou um tabu que já durava 35 anos. Segundo dados do produtor esportivo Fred do Chame-Chame, o Bahia havia alcançado essa façanha em 1986, quando empatou com Cruzeiro e CAP em zero a zero, bateu o CSA por 2 a 0 e venceu o São Paulo, em casa, pelo placar mínimo. 

Mesmo em curto espaço de tempo, a reação do Bahia em busca de fugir da degola já está dando resultados. Desde que "Gordiola" assumiu o comando da equipe, o tricolor passou a jogar de forma mais competitiva e tem conquistado pontos importantes dentro e fora de casa. Terceiro treinador do Bahia no Brasileirão, Guto vem conseguindo até aqui algo que os seus antecessores não haviam realizado: estancar a sangria na defesa. 

E como explicar a incrível façanha de dar solidez e trazer confiança a uma das piores defesas do campeonato em tão pouco tempo? Vamos lá... com Guto Ferreira, o Bahia passou a ser um time mais organizado taticamente. A entrada de Matheus Bahia, por exemplo, fortaleceu a marcação no lado esquerdo da defesa e deu mais liberdade para Juninho Capixaba, que tem certas limitações quando atua na primeira linha, mas tem facilidade para chegar ao ataque e fechar os espaços quando está sem a bola. A entrada de Raí também precisa ser destacada, pois ele cumpre função semelhante à de Capixaba do lado direito. 

A dupla de zaga formada por Luiz Otávio e Conti, que vinha em baixa desde a saída de Juninho, voltou a jogar bem e passar a confiança que o time precisa. No gol, Guto bancou a entrada de um dos seus homens de confiança: o goleiro Danilo Fernandes, que vem crescendo de produção e se destacando nas últimas partidas.

Outra caraterísticas do treinador de 56 anos é "ter o grupo nas mãos". De acordo com atletas e dirigentes que já trabalharam com o técnico, ele tem uma facilidade muito grande em recuperar atletas que estão em baixa e trazer a esperança para um vestiário conturbado.

Guto também bancou o afastamento de Pablo, Óscar Ruiz, Matheus Galdezani e Thonny Anderson e realocou os atletas para treinar com o time de transição. Galdezani, inclusive, antecipou o fim do contrato de empréstimo, que iria até o final do ano, e já deixou o clube.

Vale lembrar que o treinador encontrou a equipe na zona do rebaixamento, na 18ª posição, com 23 pontos. Agora, os comandados de Guto estão na 15ª posição, com 31 pontos. O próximo duelo da equipe será contra o Ceará - velho conhecido de Gordiola, que também está com sua "casinha arrumada" após a passagem do técnico no primeiro turno do Brasileirão. As equipes se enfrentam na Arena, na próxima quarta-feira, em partida adiada da 23ª rodada.


Whatsapp

Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade