TV RÁDIO
Buscar

Ba-Vi de outro ângulo

por Hugo Santiago em 27 de Dezembro de 2010 14:59

É notório que a rivalidade existe e ela faz parte da história do nosso futebol. Nos últimos anos pude acompanhar a evolução de uma massa de novos adeptos e amantes da bola surgirem e junto com eles, uma visão arcaica, talvez não mais aceita nos dias atuais.Como forma de analisar os fatos, preferir opinar numa maneira \micro\ partindo da rivalidade existente no BA x VI ( Bahia e Vitória), dois dos principais ( mas não os únicos) times que representam o estado da Bahia.

Na essência do futebol e em toda sua história é aceitável e tolerável a gozação, a chacota com o time adversário, e essa não tem data para terminar. O problema é quando os limites extrapolam e torcer contra o time rival, \jogar praga\, criticar, passa a ser prioridade, ou seja, quando o ódio pelo time rival passa a ser maior que o amor pelo seu próprio time. Digo isso quando vejo atualizações de frase em sites de relacionamento que procuram atingir o outro, quando duvida-se da capacidade do rival, e como grifado outrora, acredito eu que isso tudo vem simplesmente manchar o nosso futebol.

Ao longo da história do futebol brasileiro tem-se visto cada vez mais o afastamento dos times situados no eixo norte/nordeste da lista de melhores do país. No momento em que o nordeste brasileiro se destaca pelo crescimento econômico, o nosso futebol ainda deixa a desejar, marcado pela acomodação de simplesmente ser somente uma peça complementar nos campeonatos nacionais.

O Esporte Clube Bahia fez sua história e é sem dúvida o maior dos times do norte nordeste em títulos, destacando-se com dois reconhecidos títulos nacionais e como o maior vencedor do campeonato baiano.Na última década viveu os piores momentos que um time pode passar, até que no ano de 2010, retornou para a elite do futebol brasileiro, lugar de fato deste.
   
O Esporte Clube Vitória conseguiu ao longo desta década alcançar em sua maioria os títulos baianos, campeonato do nordeste, ser vice campeão da copa do Brasil, o que demonstra toda sua estrutura, mesmo com a difícil missão de começar 2011 com a meta de voltar a série dos principais times brasileiro .

A minha intenção aqui é deixar claro que sou amante do futebol baiano e que mesmo tendo minha escolha pessoal ( sou torcedor do Bahia), sou acima de tudo um torcedor que preocupo muito com o nosso futebol.Quero muito ver o Pituaçu e o Barradão cheio de torcedores indo assistir grandes clássicos nacionais em nossa Bahia, quero muito ver o Bahia e o Vitória poderem trazer para nosso estado mais alegrias, mais títulos, e que nossa Bahia, nosso nordeste, não seja mais visto como apenas peça complementar e que possa enfim figurar-se como palco de grandes times brasileiros, times que marcavam território e que encaravam os \grandes\ de igual para igual.

Falar de futebol é gratificante e um tema dessa grandiosidade torna-se impossível colocar ponto final; é como religião, quase como uma mãe em defesa de um filho. Portanto o que peço a todos os baianos é que possamos acima de qualquer rivalidade, sermos fiscais, cobrarmos da nossa diretoria de nosso time, acompanharmos a federação baiana, apoiarmos atitudes como a reforma da fonte nova, do Pituaçu, e cobramos mais verbas para os times de nosso estado, mais apoio, e para terminar, mais respeito ao adversário.Repetindo, a rivalidade é necessária, a gozação é inevitável, mas rir da miséria do próximo talvez seja um exagero, é simplesmente ficar feliz com a fragilidade do futebol em nossa querida Bahia.
 


Whatsapp

Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade