TV RÁDIO
Buscar

Confira informações da carreira de Ramon Menezes, técnico que irá comandar a Seleção no amistoso

Autor(a): Redação Galáticos Online em 02 de Março de 2023 11:00
Foto: Pietro Carpi/ECV

O fim da era do técnico Tite chegou, após a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022 no Qatar.

Com isso, a CBF escolheu Ramon Menezes para dirigir a seleção brasileira de futebol masculino de forma interina, para o amistoso contra Marrocos, em 25 de março na cidade de Tanger (Marrocos) até a CBF encontrar algum técnico de forma efetiva. Ancelotti, comandante do Real Madrid é o mais cotado para a vaga.

Mas quem é Ramon, o Reizinho da Toca? 

Com 50 anos de idade, o ex jogador possui algumas experiências como técnico. Desde que se aposentou em 2013, Ramon adquiriu alguns cursos e licenças na ABTF (Associação Brasileira de Técnicos de Futebol).

Reizinho da Toca Ramon Menezes foi revelado nas categorias de base do Cruzeiro e fez parte das campanhas históricas que levaram aos títulos do estadual, duas Recopas Sul-Americana e a Copa do Brasil em 1993.
 
Mais tarde, passou por Vitória e Bahia antes de se transferir ao futebol europeu, no Bayer Leverkusen, da Alemanha. Em 1996, Ramon assinou com o Vasco da Gama, onde viveu o período mais vitorioso de sua carreira. No clube carioca, conquistou o Campeonato Brasileiro, a Copa Rio-São Paulo e a Libertadores de 1998. 
Depois dos títulos no Cruzmaltino, teve passagens por Fluminense e Atlético-MG, novamente pelo Vasco e depois seguiu para o futebol japonês, no Tokyo Verdy. 

O jogador voltou novamente ao Brasil em 2004 e vestiu as camisas de Fluminense, Botafogo, Athletico-PR e Vitória, onde recebeu o apelido de "Reizinho da Toca". 

Em 2009, Ramon deixou o Vitória para jogar no Joinville e Cabofriense, onde se aposentou em 2013. Segundo dados do site "O Gol", ele marcou 224 gols em 726 jogos na carreira.

Carreira como treinador 

Após a aposentadoria, Ramon Menezes foi integrado à comissão técnica do Joinville e atuou como auxiliar da equipe que conquistou a Série B de 2014. Como treinador principal, sua estreia foi pela Associação Esportiva Evangélica, de Goiás, e depois seguiu para Anápolis e Guarani (MG).

Depois, o Reizinho passou pelo comando de Joinville e Tombense até chegar ao Vasco em 2018 como auxiliar dos técnicos Vanderlei Luxemburgo e Abel Braga. Em 2020, Ramon foi promovido à treinador principal e dirigiu o Vasco nas rodadas iniciais do Brasileirão e Copa do Brasil.

Após três vitórias e um empate nas cinco primeiras partidas do Brasileirão, o Vasco liderou a competição provisoriamente e empolgou o torcedor, que passou a apelidar o estilo de jogo de "Ramonismo". A boa fase passou e a diretoria vascaína demitiu Ramon na 14ª rodada. 

O ex-jogador ainda treinou CRB e Vitória antes de assumir a seleção brasileira sub-20, que havia perdido o técnico André Jardine para o futebol mexicano após o fim das Olimpíadas.

Ramon comandou a categoria a partir de 2022 e teve 72,5% de aproveitamento (11 vitórias, quatro empates e duas derrotas). No último domingo, a seleção venceu o Uruguai e conquistou o Sul-Americano sub-20.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade