Novo formato? Conmebol planeja Sul-Americana diferente nos próximos anos; entenda

Autor(a): Redação Galáticos Online em 03 de Julho de 2020 17:00
Foto: Divulgação

Por mais que o calendário esportivo siga paralisado, em sua maioria, muitas entidades estão trabalhando para que tenham maiores resultados na retomada das competições.

Uma delas é a Conmebol. Mesmo sem previsões de volta para a Libertadores e Sul-Americana, o tempo em questão está sendo usado para analisar algumas coisas que poderão passar por mudanças em breve.

Falando nestes torneios, a entidade publicou uma nota oficial onde afirmou que existe a possibilidade de que em próximas edições a Sul-Americana passe a deixar de lado o esquema mata-mata e adote o famoso chaveamento de grupos, assim como a Libertadores.

O que levou os mandatários tomarem a decisão é o fato de que a forma com que o torneio se desdobra acaba causando algumas surpresas que interferem diretamente em questões financeiras e até mesmo de audiência. 

Por exemplo: grandes clubes do Brasil, na edição de 2020, foram eliminados na primeira partida, o que causa um certo desconforto ao ponto de que são os que mais dão audiência em telespectadores e estádios para o torneio.

Com isso, a ideia já teria sido discutida internamente e encaminhada para o Conselho da Conmebol, que poderá aprovar, ou não, tal decisão. Por mais que seja praticamente inviável considerar as mudanças para os próximos anos, sabendo que a atual paralisação pode influenciar no calendário de 2021, a intenção seria passara a adotar a novidade dos próximos anos em diante.

Oficialmente, a Conmebol diz que “sempre estuda possíveis formatos para melhorar seus campeonatos, mas hoje não há nada concreto”. Atualmente, o torneio conta com 44 clubes, mais 10 eliminados da Libertadores, que entram a partir da segunda fase. Ao todo são seis fases, com 11 datas e final única.

Caso isso se altere, a mudança seria que antes dos eliminados da Libertadores adentrarem ao torneio, haveria uma fase de grupos, o que deixaria o campeonato um pouco mais extenso, quando pensamos em calendário.

A Sul-Americana de 2020 teve somente uma fase disputada. A segunda fase, que estava prevista para Maio, onde contava com apenas dois Brasileiros, foi cancelada por conta da pandemia. Rumores indicam que as partidas devam voltar a acontecer em setembro.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade