TV RÁDIO
Buscar

Bahia será uma das sub-sedes das Olimpíadas de 2016

Autor(a): Agecom em 03 de Outubro de 2009 13:41

Diante da eleição do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (2), como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, a Bahia já se prepara para receber os torneios de futebol da maior competição esportiva do planeta. A capital baiana será uma das quatro sub-sedes das Olimpíadas, dividindo a responsabilidade de receber os jogos femininos e masculinos com Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, além do Rio Janeiro, que abriga a decisão do ouro olímpico nas modalidades.

O pontapé inicial para o cumprimento das exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI) foi dado com a aprovação da Lei 11.472, pela Assembléia Legislativa. “A Lei garante itens relacionados às demandas do COI, como a proteção da marca das Olimpíadas a ser comercializada durante o evento e a adequação da cidade ao fluxo de veículos e pessoas”, explicou o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos.

Entre as condições que fundamentaram a escolha da Bahia pelo Comitê Olímpico Brasileiro, está a infraestrutura a ser herdada com a Copa de 2014, que também passará por Salvador. O secretário aponta os investimentos turísticos, o aprimoramento da mobilidade urbana e a construção da nova Fonte Nova como elementos essenciais já previstos para a Copa, ações que já respondem às demandas centrais do COI.

“Com a realização da Copa do Mundo de 2014, vamos verificar as necessidades de melhorias e, então, novos investimentos serão realizados”, disse Vasconcelos. Segundo ele, trata-se de uma grande conquista para o estado e justifica ainda mais o investimento público na cidade, já que serão dois eventos seguidos. “Além da possibilidade de abrigarmos a Copa das Confederações em 2013”, destacou.

O palco para as competições oficiais será possivelmente a nova Fonte Nova, projetada dentro dos padrões internacionais aprovados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). De acordo com o secretário, tanto o estádio de Pituaçu como o Manoel Barradas Carneiro, o Barradão, serão trabalhados como hipóteses de campos de treinamento. “Tudo isso pensado dentro das regras de acessibilidade, já que teremos jogos das Paraolimpíadas também”, ressaltou.

Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade