Copa do Brasil
Copa do Brasil
Foto: Divulgação / CBF
Flamengo e Atlético-MG entram em campo para decidir a Copa do Brasil, Neste domingo (3), protagonizando o terceiro capítulo de uma rivalidade que já dura 95 anos. A história entre os dois clubes inclui grandes confrontos, como a final do Campeonato Brasileiro de 1980, em que o Flamengo conquistou seu primeiro título ao vencer os mineiros por 3 a 2 no Maracanã lotado, com mais de 150 mil torcedores. Em 2022, foi a vez do Atlético triunfar, levando a Supercopa do Brasil em uma disputa de pênaltis após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar, em Cuiabá.
O Flamengo chega à decisão com o foco voltado exclusivamente para a Copa do Brasil. Após ceder um empate ao Internacional nos minutos finais do último jogo pelo Campeonato Brasileiro, o time carioca parece ter deixado o título nacional em segundo plano. Para a decisão contra o Atlético, o técnico Filipe Luís deverá colocar em campo uma formação ofensiva com um trio de atacantes composto por Gabigol, Plata e Michael, uma nova aposta tática ensaiada durante a semana.
Do lado mineiro, o Atlético-MG vive um grande momento nas competições de mata-mata. Além da decisão da Copa do Brasil, o clube também é finalista da Conmebol Libertadores, após eliminar o River Plate com uma vitória por 3 a 0 no Mineirão e um empate sem gols em Buenos Aires. Apesar do desempenho abaixo do esperado no Campeonato Brasileiro, onde está distante do G-6, o Atlético busca seu terceiro título da Copa do Brasil, após as conquistas de 2014 e 2021. Na última fase, o time comandado por Gabriel Milito eliminou o Vasco, e para o jogo decisivo contra o Flamengo terá o retorno dos meias Zaracho e Bernard, recuperados de lesão. No entanto, Fausto Vera e Deyverson, que já defenderam outras equipes na competição, não poderão atuar.
A arbitragem para a decisão ficará a cargo de Rafael Rodrigo Klein, árbitro FIFA do Rio Grande do Sul, com auxílio dos assistentes Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Bruno Boschilia (FIFA-PR). O VAR será comandado por Caio Max Augusto Vieira.
Provável Flamengo:
Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Evertton Araújo e Gerson, Arrascaeta; Plata, Gabigol e Michael.
Provável Atlético MG:
Everson; Lyanco, Battaglia e Junior Alonso; Scarpa, Alan Franco, Otávio, Guilherme Arana e Rubens; Hulk e Paulinho.
Copa do Brasil
Copa do Brasil
Copa do Brasil
Copa do Brasil