Bahia
Bahia
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Com o confronto contra o The Strongest pela segunda fase preliminar da Copa Libertadores se aproximando, o Bahia intensificou os trabalhos para minimizar os impactos da altitude de 3.650 metros de La Paz, na Bolívia. A partida de ida está marcada para o dia 18 de fevereiro, e o Tricolor de Aço tem adotado estratégias específicas para preparar seus jogadores.
Uma das principais medidas do clube é o uso de máscaras de oxigênio, que simulam a restrição de ar encontrada em locais de grande altitude. Em um vídeo divulgado no canal oficial do Bahia no YouTube, o Coordenador de Ciências do Esporte do clube, Sebastian Burrows, detalhou os benefícios dessa estratégia. "A gente contou com uma estratégia em relação à restrição de oxigênio, com umas máscaras que provocam benefícios na melhora do sistema muscular respiratório e também têm um componente psicológico, permitindo que os jogadores se adaptem a esse tipo de estímulo. Estamos realizando esse protocolo três semanas antes da viagem para La Paz", explicou Burrows.
Além das máscaras, o clube também se apoiou na experiência do Grupo City, conglomerado de futebol do qual faz parte, para elaborar um planejamento detalhado. De acordo com a diretora de Performance e Saúde do Bahia, Natalia Bittencourt, o processo de preparação começou logo após o sorteio da fase preliminar da Libertadores. "Foi mais de um mês de alinhamentos com o Grupo City e com profissionais especializados em saúde e performance para fazermos o melhor plano para os atletas", destacou.
No âmbito esportivo, o Bahia também adotará um cronograma especial antes do duelo contra o The Strongest. Com quatro partidas a serem disputadas antes da viagem à Bolívia, a comissão técnica optará por rodízios no elenco para evitar o desgaste físico dos titulares.
Bahia
Bahia
Bahia
Bahia