Nova arte marcial é foco central em evento de luta em Lauro de Freitas; saiba detalhes
Por Douglas Santana e Tácio Caldas - BNews
Publicado em 04/03/2024, às 07h00Uma nova arte marcial está nascendo e será apresentada pela primeira vez na Bahia. Uma modalidade que mistura o boxe com o muay thay foi criada por dois brasileiros e será apresentada em um evento de luta realizado no Armazém Convention, em Lauro de Freitas. No card principal do Cage Masters Fighting Championship, o "Xtreme Dirty Boxing (XDB)" promete desafiar todos os limites do boxe e do muay thay clinch.
De acordo com Daniel Valverde, um dos donos da MMA Masters, a criação dessa nova modalidade surgiu após seu sócio observar alguns "problemas" na prática do boxe. De acordo com ele, os lutadores "usavam o cotovelo" durante os confrontos.
"Na verdade, surgiu do meu sócio, Cesar Carneiro, que sempre comentava comigo: ‘Poxa Daniel, às vezes no box acontece por acidente, os caras botam cotovelo, às vezes até intencionalmente’. Ele sempre falava comigo, até que um dia a gente sentou e desenvolveu as regras desse esporte de combate. Isso já tem bastante tempo, mandamos as regras para a Comissão Atlética da Flórida e foi aprovada", contou Valverde.
O treinador, que é baiano, também justificou o porquê da escolha da Bahia como local para a estreia da modalidade. "Decidimos fazer esse evento no Brasil, por ser a nossa terra, por ser um celeiro de grandes campeões, um celeiro de atletas e por ser também a terra do box. Então nada mais justo do que dois baianos voltarem à casa e dar essa oportunidade para os atletas brasileiros de estarem mostrando o seu potencial e de lutar contra atletas estrangeiros", explicou o treinador baiano.
Daniel Valverde ainda falou sobre a nova modalidade e sobre o potencial do novo esporte para os amantes do "Mixed Martial Arts (MMA)". Para ele, o XDB tem um grande potencial e pode se destacar no futuro entre os atletas do MMA.
"Eu acho que o potencial do "Xtreme Dirty Boxing" é imenso. Eu tenho certeza de que isso vai ser um sucesso mundial. Isso vai atrair fãs do boxing, do MMA, do Muay Thai, luta em geral. [As pessoas] vão poder ver atletas ali lutando numa modalidade diferente. A gente espera ter grandes nomes do boxing competindo, campeões de Muay Thai, campeões de MMA, se enfrentando nessa nova era do esporte de combate. Com certeza o potencial é imenso, é gigantesco", afirmou Daniel Valverde.
LUTA PRINCIPAL DO CAGE MASTERS FIGHTING CHAMPIONSHIP
O card principal da luta será entre Dominique Julião e o norte-americano Andrews Rodriguez. De acordo com Valverde, essa luta será muito boa pelo talento que os dois atletas possuem para o MMA.
"Essa luta entre o americano Andrews e o brasileiro Julião, vai ser uma luta muito boa, são dois atletas muito bons. O Andrews é um atleta muito habilidoso e o Julião, um cara que vem também do Muay Thai, bastante duro, com várias lutas, com experiência. Então a expectativa é grande, esperamos um grande show. Todo o card do evento está muito bom", detalhou o treinador baiano.
HISTÓRIA
Daniel Valverde e César Carneiro, são baianos de Salvador possuem origens diferentes no esporte. Valverde vem do Judô enquanto Carneiro vem da Capoeira. Juntos fundaram a MMA Masters e já treinaram diversos atletas renomados. Entre eles os brasileiros Anderson Silva e Amanda Nunes, e o canadense George St. Pierre.
Carille perde voo para Salvador e apresentação no Vitória é adiada
Jornalista Marcio Martins vence o ex-presidente da CBF em disputa jurídica
Vitória tem interesse na contratação de lateral de time uruguaio
Ajax avança por Luciano Rodríguez, mas Bahia recusa primeira oferta
Bahia retorna ao futebol com triunfo diante do Fortaleza e classificação à semi do Nordestão
John Textor detona ex-tecnico do Bahia e explica motivo de demissão
Carpini 'quebra o silêncio' após rumores sobre saída de Matheuzinho do Vitória; confira