TV RÁDIO
Buscar

Brasil vence Argentina e se garante na Copa de 2010

Autor(a): Portal Uol em 05 de Setembro de 2009 23:40

O Brasil está na Copa do Mundo de 2010. E selou sua classificação de forma histórica na noite deste sábado: bateu a Argentina por 3 a 1, silenciou o estádio Gigante de Arroyito, em Rosario, e ainda complicou a situação do rival. Com três rodadas de antecedência, a equipe de Dunga carimbou seu passaporte à 19ª edição do Mundial, do qual é o maior vencedor e o único a ter disputado todas as vezes.

Fria e esbanjando personalidade, a seleção ignorou a pressão criada por mais de 30 mil argentinos. Os gols de Luisão e Luís Fabiano no primeiro tempo abalaram os anfitriões (o camisa 9 ainda fez mais um na etapa final e Dátolo descontou). O cenário complicado da Argentina nas eliminatórias também influenciou a favor do Brasil e contra os locais.

"Fico feliz de ter participação ativa nos gols, ter ajudado novamente a seleção a ganhar. Foi um dia maravilhoso para este grupo. Agrega muito valor se classificar à Copa na Argentina. Temos um time maravilhoso, muito inteligente em campo apesar de toda a catimba e do que foi criado no jogo", disse o meio-campista Kaká.

Se o Brasil chegou aos 30 pontos e se garantiu na Copa por não poder mais ser alcançado pelo quinto colocado (quatro avançam direto), os hermanos seguem com 22 pontos e na quarta colocação. No entanto, nas três partidas que ainda restam, a Argentina encara Paraguai e Uruguai fora de casa. Em seu território, recebe o Peru.

O resultado desta noite ainda representou a classificação mais rápida do Brasil para um Mundial desde que o atual formato foi adotado, após a edição de 1994. Para o torneio na França, a seleção não precisou passar pelo qualificatório por ser a atual campeã. Em 2002, a vaga veio na última rodada. Em 2006, uma rodada antes.

A vitória também deixa Dunga com moral diante do maior arquirrival brasileiro. Em cinco confrontos dirigindo os pentacampeões, acumulou três vitórias sobre o país vizinho (uma delas na final da Copa América de 2007), um empate e uma derrota à frente do time olímpico nos Jogos da China.

O Brasil volta a campo às 22h da próxima quarta-feira, quando recebe o Chile no estádio de Pituaçu, em Salvador. Já a equipe de Maradona visita o Paraguai às 20h do mesmo dia, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção.

A pressão sobre o Brasil começou bem antes de a bola rolar. Já no aquecimento, Júlio César viu uma bomba estourar do seu lado. Os reservas foram alvos de uma garrafa plástica. Foi um prenúncio da força que a torcida tentaria demonstrar daí em diante. Quando a bola rolou, bastaram dois toques na bola dos anfitriões para começar o coro de olé.

Contagiada pela torcida e precisando do resultado, a Argentina tentou tomar a iniciativa. Uma arrancada e um chute de Messi fizeram o ânimo da torcida aumentar ainda mais. Mas Luisão quis dar um basta na festa. Após cruzamento de Elano, o zagueiro cabeceou no canto e abriu o placar.

A torcida local não se calou. Pelo contrário: cantou ainda mais forte. O apoio dos argentinos, porém, também tem limite. E neste sábado, o limite foi o segundo gol do Brasil. Aos 30min, Luís Fabiano aproveitou sobra de Andújar em chute de Maicon e mandou para a rede.

A necessidade de fazer um bom resultado empurrou ainda mais o time de Maradona para frente. Maxi Rodríguez quase descontou. Júlio César não deixou. A vantagem fez o Brasil ficar em situação confortável, apostando na saída em velocidade com Kaká e Robinho. Foi a vez de os poucos torcedores brasileiros darem o troco: gritaram olé e ovacionaram Maradona ironicamente.

Depois do intervalo, com Agüero no lugar de Maxi Rodríguez, Maradona colocou a Argentina para sufocar o Brasil. Deu certo. Em lindo chute, Dátolo descontou aos 20min. O estádio voltou a explodir. A festa, contudo, durou dois minutos. Foi o tempo que a seleção de Dunga levou para fazer 3 a 1: Luís Fabiano anotou seu segundo gol na partida depois de bela jogada tramada com Kaká.

Bem posicionado na defesa, o Brasil voltou a ser pressionado pelos anfitriões. Júlio César, em grande fase, também ajudou a segurar o resultado. Calada, a torcida argentina precisou ouvir os brasileiros festejarem a vaga na Copa e foi embora do estádio preocupada com o futuro do time de Maradona.
 


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade