TV RÁDIO
Buscar

Primeiro semestre: dupla BaVi tem seu pior aproveitamento dos últimos anos; confira os números

Autor(a): BNews/Luiz San Martin em 06 de Julho de 2022 10:15
Foto: Felipe Oliveira/ECB

Bahia e Vitória passam por momentos difíceis, e isso se reflete em números. Num recorte de 2018 até 2022, os times vem piorando seus aproveitamentos ano após ano. O BNews analisou os números dos primeiros semestres da dupla BAVI nos últimos cinco anos.

É importante ressaltar que no ano de 2020 o futebol brasileiro teve uma pausa de quase quatro meses, entre março e julho, devido à pandemia da Covid-19. Também vale ressaltar que esse levantamento inclui todas as partidas disputadas oficialmente pelas agremiações, seja com times titulares, reservas ou sub-23.

O Bahia vem fazendo, até o momento, seu pior aproveitamento nos últimos cinco anos. Voltando a disputar uma Série B após ficar cinco temporadas consecutivas na Série A, o Tricolor de Aço teve uma taxa de aproveitamento de 52,3% no primeiro semestre deste ano.

O time começou o ano comandado pelo treinador Guto Ferreira, que teve 34 jogos à frente do Esquadrão, com 15 vitórias, sete empates e 12 derrotas, o que significa um aproveitamento de 50,9%. Após a derrota na Fonte Nova contra o Novo Horizontino, o treinador foi demitido de seu cargo e para seu lugar foi contratado outro ex-conhecido do torcedor do Bahia, Enderson Moreira, que comandou a equipe em dois jogos, com um triunfo contra o Brusque fora de casa e um empate contra o Grêmio em Salvador.

Num recorte dos últimos cinco anos, o Bahia teve um aproveitamento no primeiro semestre de 55,5% em 2021, 68,6% em 2020, 57,5% em 2019 e 59,6 em 2018. É notório quem o desempenho do time foi diminuindo de temporada por temporada, o que inclusive acabou culminando no rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2021.

Apesar do aproveitamento em 2022 ser o pior das últimas cinco temporadas, o tricolor não vem fazendo uma má campanha em 2022. Com o principal foco sendo o acesso para a Série A de 2023, o time está, após 16 rodadas, na terceira colocação na tabela de classificação, seis pontos a frente do primeiro time fora do G4.

O que atrapalha os números do time na temporada até aqui foram as campanhas ruins no Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. No estadual, o clube jogou nove partidas, venceu três, perdeu três e empatou três, não conseguindo se classificar para a segunda fase da competição. No regional o time também não se classificou para a segunda fase, após uma campanha de oito jogos, quatro vitórias, 3 derrotas e um empate na primeira fase. Já na Copa do Brasil o time já entrou na terceira fase da competição, quando empatou em duas oportunidades contra o Azuriz, mas venceu a disputa de pênaltis e se classificou para as oitavas de final, onde iniciou o confronto contra o Athletico com uma derrota de 2x1 na Fonte Nova, o jogo de volta está marcado para o dia 12/07, em Curitiba.

ESPORTE CLUBE VITÓRIA

O Vitória talvez viva a pior fase de toda sua história. Após subir para a Série A no ano de 2015, o clube vem desde então lutando contra a zona de rebaixamento em qualquer que seja a divisão disputada. Em 2022 não é diferente, afinal o clube terminou o primeiro semestre com uma taxa de aproveitamento de 41,3%, a menor dos últimos três anos.

O rubro-negro, que começou a temporada treinado por Dado Cavalcanti, já está em seu quarto técnico na temporada. Após passagens de Geninho e Fabiano Soares, João Burse, velho conhecido da torcida do Leão, retornou ao clube para comandar o time profissional.

Um dos motivos para a grande rotatividade no comando do time é o baixo aproveitamento do clube, uma vez que nenhum dos três treinadores já demitidos pelo Leão na temporada conseguiu atingir a marca de 50% de aproveitamento. Dado Cavalcanti teve um aproveitamento de 46,6%, Geninho uma taxa de 25% e Fabiano Soares 40%.

Num recorte maior, o Vitória faz seu pior primeiro semestre dos últimos três anos, já que em 2021 teve um aproveitamento de 45,1% e em 2020 54,9%. Se pegarmos os últimos cinco anos, apenas em 2019 o time teve um aproveitamento menor, 29,6% naquele ano. Em 2018 a taxa foi de 53,6%.

Diferentemente de seu arquirrival, o Vitória está fazendo uma temporada abaixo do esperado pela sua diretoria e pela sua torcida. Com o rebaixamento para a terceira divisão, era esperado que o clube fosse brigar “nas cabeças” da tabela de classificação, porém a realidade está sendo diferente. Após iniciar o nacional com um péssimo desempenho, com três derrotas seguidas, o Leão conseguiu se organizar minimamente e deixou o Z4.

Apesar da melhora, o time ainda não está livre da possibilidade de rebaixamento, já que está apenas três pontos a frente do primeiro time na zona, porém, a distância para o sonhado G8 também encurtou, agora são quatro pontos de diferença faltando seis jogos para terminar a primeira fase da Série C.

No campeonato estadual a trajetória foi a mesma dos últimos três anos, não conseguiu se classificar para a fase final. Na Copa do Nordeste, campeonato que o Vitória é o maior campeão com cinco títulos, o clube foi eliminado na fase preliminar, que aconteceu ainda no ano de 2021, quando na oportunidade empatou os jogos de ida e de volta com o Botafogo-PB, mas foi eliminado na disputa de pênaltis em pleno Barradão.

A Copa do Brasil foi o único campeonato disputado na temporada que o clube fez uma campanha louvável, caindo na terceira fase da competição, quando enfrentou o Fortaleza.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade