TV RÁDIO
Buscar

Há 53 anos, Pelé estreava pelo Santos

Autor(a): Justiça Desportiva em 07 de Setembro de 2009 13:36

Nesta segunda-feira, dia 7 de setembro, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, completa 53 anos de sua estreia com a camisa do Santos. A primeira vez defendendo as cores do Peixe aconteceu em 1956 em um amistoso contra o Corinthians. Na ocasião, o Rei entrou no segundo tempo da partida para substituir Del Vecchio e foi autor de um dos gols marcados pelo time da Baixada, que venceu a partida por 7 a 1.

Nascido em Três Corações, Minas Gerais, o apelido do jogador surgiu quando Pelé ainda era garoto. Aos assistir aos jogos do São Lourenço, onde seu pai atuava, o então menino demonstrava um grande interesse pelo futebol e toda vez que o goleiro da equipe estava prestes a agarrar, ele gritava: “Vai Bilé”. Mais tarde seus amigos, que não conseguiam pronunciar Bilé, passaram a chamá-lo de Pelé. Aos 11 anos, ele já atuava pelo Canto do Rio que só aceitava jogadores com pelo menos 13 anos.

Na data em que estreou pelo time paulista, o Atleta do Século, na época com apenas 16 anos, começava a sua brilhante história que conquistou o Brasil e o mundo. No ano seguinte, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira e conquistou o título da Copa Roca. Foi artilheiro do Campeonato Paulista daquele ano e em 1958 acumulou uma Copa do Mundo no currículo. Nos anos 60, ele foi convidado para jogar na Europa, mas deixou o coração falar mais alto e preferiu continuar no Brasil. Sua última partida pelo Santos aconteceu em 1974, quando o time venceu a Ponte Preta por 2 a 0.

Fora do Brasil, o mais famoso jogador brasileiro atuou pelo New York Cosmos, do EUA, entre 1975 e 1977. A última vez em que vestiu a camisa do time americano, Pelé enfrentava seu clube de origem: o Santos. Por isso, jogou um tempo por cada equipe.

Entre 1995 e 1998, sua importância para o esporte brasileiro foi reconhecido e o ex-jogador foi nomeado Ministro dos Esportes. Nessa época aprovou mudanças na Lei Zico, que passou a ser conhecida como Lei Pelé. A legislação, muito criticada pelos dirigentes de clubes brasileiros, segue as diretrizes internacionais da FIFA para contratação de jogadores.
 


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade