TV RÁDIO
Buscar

Copa de 2014 na Bahia é tema de palestra do 1º seminário

Autor(a): Agecom em 08 de Setembro de 2009 17:37

A isenção fiscal e seus impactos para a Bahia foram temas discutidos, nesta terça-feira (8), no Hotel Fiesta, durante o 1º Seminário Nacional Desportivo do Estado. O evento, que termina amanhã (9), conta com as presenças de presidentes e autoridades dos Tribunais de Justiça Desportiva do país, a exemplo do Rio de Janeiro, Ceará e Paraná, auditores do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva, advogados e estudantes de direito.

De acordo com a subchefe do Gabinete da Casa Civil e palestrante do encontro, Suzana Sá, os impactos para a Bahia da realização da copa de 2014 com isenção fiscal são todos positivos. “Estamos dando isenção apenas à Fifa e à empresa que ganhar a licitação para dar manutenção e operar o estádio da Fonte Nova e seu entorno”, afirmou.

Suzana disse que o governo não recebe o dinheiro neste primeiro momento, mas é um grande investimento de retorno positivo a longo prazo. “Afinal, ficará toda uma estrutura para os baianos e turistas que vierem para a cidade”, disse. Ela destacou ainda os benefícios de mobilidade. “Todo o segmento de transporte será repensado. Tanto portuária, como aeroviária”.

Para um dos organizadores do seminário, Cristiano Possídio, que acredita no potencial do estado para sediar a Copa, o debate é de extrema importância para a Bahia. “O seminário é para proporcionar um debate e amadurecer decisões e questões relacionadas à realização da Copa do Mundo no ano de 2014”, comentou. Para Possídio, com o projeto de recuperação da Fonte Nova, Salvador sediará os jogos sem deixar a desejar. “E será bom porque a cidade ficará ainda mais adequada aos padrões internacionais”, ponderou.

Nesta quarta-feira, os debates vão versar sobre questão da violência nos estádios de futebol, as peculiaridades da atividade profissional do atleta de futebol e o futuro do Direito Desportivo após a Copa do Mundo. O simpósio contará ainda com uma Audiência Pública sobre a Reforma do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que deverá ser alterado no final do mês de setembro pelo Ministro dos Esportes.

Projeto Fonte Nova

O projeto inicial, desenvolvido pela Setepla Engenharia Tecnometal, adotou como referência a AWD Arena, estádio da cidade de Hannover, na Alemanha, também localizado em área central. Com custo estimado de R$ 554 milhões, a nova Fonte Nova será totalmente reconstruída, mas preservará características arquitetônicas originais, mantendo a abertura em formato de ferradura, voltada para o Dique do Tororó.

O estádio terá 50 mil lugares fixos, 50 camarotes, área de imprensa, 46 bares, restaurante panorâmico, 62 banheiros, Museu do Futebol, 1,8 mil vagas de estacionamento, entre outras características. Já no entorno, os investimentos em mobilidade urbana alcançarão o montante superior a R$ 2,4 bilhões, distribuídos em projetos de requalificação da cidade.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade