TV RÁDIO
Buscar

Governo disponibiliza respostas da consulta pública ao edital da Nova

Autor(a): Agecom em 10 de Outubro de 2009 20:47

A partir desta sexta-feira (9), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) disponibiliza, no seu site (www.setre.ba.gov.br), as respostas às sugestões encaminhadas pela sociedade à consulta pública ao edital de reconstrução e operação da nova Fonte Nova, que esteve aberta entre 10 de agosto e 9 de setembro deste ano.

“Foram encaminhadas 62 sugestões. Dessas, 50% referem-se à capacidade do estádio. As demais já estavam contempladas no projeto, a exemplo das piscinas hoje existentes e que serão transferidas para o Estádio de Pituaçu, a incorporação de bares, restaurante e espaço cultural, além de preocupações com a questão ambiental”, informa o secretário Nilton Vasconcelos.

Em resposta ao questionamento quanto à capacidade do novo estádio - ponto predominante da preocupação dos baianos com o projeto - o governo explica que a nova Fonte Nova terá capacidade para 50 mil lugares, atendendo a uma série de fatores relacionados com o desenho arquitetônico, limitações de espaço e custo final de construção.

“A Nova Fonte Nova atenderá os requisitos da Fifa, quanto às dimensões das cadeiras e o afastamento entre elas. Terá uma menor capacidade, mas com muito mais conforto e maior proximidade do público com o campo. A Fifa considera 40 mil lugares como capacidade mínima para abrigar jogos da primeira fase da Copa 2014. No entanto, o Governo do Estado optou por uma capacidade de 50 mil lugares, com o intuito de pleitear a segunda fase da competição”, destaca o documento com as respostas, na íntegra.

Revitalização

Quanto a questão da escolha de construção da arena no mesmo local, o governo explica que a definição se deu pela importância deste equipamento esportivo no processo de revitalização do Centro Antigo da cidade, evitando a degradação da área. “O funcionamento de um equipamento de porte internacional como o que está sendo projetado, inclusive com características multiuso, além das vantagens urbanísticas, certamente atrairá a incorporação de novos serviços para o Centro Histórico, dinamizando a sua economia. Ademais, esta localização é privilegiada, pois oferece rápido e fácil escoamento, e conta, inclusive, com a proximidade de duas estações do futuro metrô, cuja primeira etapa atenderá prioritariamente esta área”, explica o governo, informando ainda que o edital de licitação e operação da nova arena encontra-se em processo de finalização, devendo ser publicado já na próxima semana.

Todas as 62 sugestões foram detalhadamente examinadas por uma comissão técnica constituída pelo governo, formada por advogados, economistas, arquitetos e engenheiros.



Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade