
Plantão
Plantão
Foto: Getty Imagens
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou, na madrugada desta sexta-feira (11), um documento à Conmebol solicitando que o Fortaleza seja declarado vencedor por 3 a 0 da partida contra o Colo-Colo, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O jogo, realizado na noite de quinta-feira (10), no Estádio Monumental de Santiago, foi marcado por cenas de violência e desordem nas arquibancadas.
No ofício endereçado ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, a CBF citou artigos do Código Disciplinar da entidade sul-americana para embasar o pedido, responsabilizando o clube chileno pela segurança da partida. A entidade destacou os artigos 6, item 3, alínea “g”, e 24, item 2, como fundamentos legais para o pleito. A solicitação foi enviada às 2h10 da madrugada.
Em nota oficial, a CBF demonstrou solidariedade ao Fortaleza e aos torcedores presentes no estádio, reforçando a gravidade dos incidentes e a responsabilidade do clube mandante pela segurança do evento. Ainda na manhã desta sexta-feira, às 9h15, a CBF ratificou a solicitação e encaminhou a denúncia aos Órgãos Judiciais da Conmebol.
Durante a partida, que estava empatada em 0 a 0 no segundo tempo, objetos foram arremessados em campo pela torcida do Colo-Colo. O atacante Deyverson, que estava no banco de reservas, chegou a mostrar os itens ao árbitro. Pouco depois, um dos vidros que separavam as arquibancadas do gramado foi quebrado, agravando ainda mais a situação e colocando em risco a integridade de atletas, comissão técnica e torcedores.
Plantão
Plantão
Plantão
Plantão