Plantão
Plantão
Foto: Divulgação / SEP
A reformulação do Palmeiras para 2025 teve início com mudanças no setor ofensivo. Lázaro, que estava emprestado, não terá seu vínculo renovado, enquanto Dudu, um dos ídolos recentes do clube, está alinhando sua rescisão de contrato. Além disso, o clube avançou nas tratativas para contratar o atacante Facundo Torres, que está perto de se tornar o primeiro reforço para a próxima temporada.
Uma das principais lacunas identificadas pelo departamento de futebol do Verdão é a falta de um centroavante de área, posição que o clube considera essencial para o equilíbrio do elenco. Embora Flaco López e Rony ocupem atualmente a função de centroavantes, ambos encerraram a temporada com desempenho abaixo das expectativas. Flaco López, artilheiro da equipe com 22 gols, perdeu a vaga de titular para Rony na reta final do Campeonato Brasileiro, que marcou 10 gols ao longo de 2024.
A ideia da comissão técnica, liderada por Abel Ferreira, é contar com três opções para a posição de centroavante, sendo que cada um tenha características distintas. No entanto, a diretoria acredita que ambos os jogadores não têm o perfil ideal de um centroavante de área tradicional, aquele que é referência no jogo dentro da grande área e tem maior presença física no ataque. Flaco López é visto como um atacante com bom poder de cabeceio, mas com tendência a se afastar da área para fazer o pivô e colaborar na criação de jogadas. Já Rony, embora seja rápido e com grande capacidade de infiltração, é mais utilizado como atacante de velocidade, jogando em profundidade e explorando as costas da defesa adversária.
A diretoria alviverde ainda não avançou em negociações com possíveis reforços, mas um nome que chegou a ser discutido internamente foi o de Alex Arce, atacante de 29 anos da LDU, do Equador. Arce vive uma boa fase, tendo marcado 35 gols em 43 jogos na temporada e sido convocado para a seleção paraguaia. Contudo, o Palmeiras tem dúvidas se o jogador seria um reforço de nível para o clube. Além disso, o estafe de Arce nega qualquer contato formal do Verdão.
Com um mercado de centroavantes escasso e poucas opções viáveis para a posição, o Palmeiras também conta com a base para suprir essa carência. Os jovens Thalys e Luighi, que atuam no time sub-20, serão promovidos ao elenco principal em 2025. No entanto, ambos têm características mais móveis e versáteis, distantes do perfil de centroavante de área buscado pela comissão técnica.
Com o mercado de transferências ainda em aberto, o Palmeiras segue em busca de uma solução para o setor ofensivo, enquanto se prepara para mais uma temporada de desafios na briga por títulos no futebol brasileiro e internacional.