TV RÁDIO
Buscar

Libertadores de 2010 terá recorde de participantes

Autor(a): Do blog futebol em números em 12 de Janeiro de 2010 00:03

A próxima edição da Copa Libertadores, a 51ª da história, irá registrar um número recorde de participantes. Serão 40 clubes, dois a mais do que na última edição. O torneio, que começou em 1960 apenas com nove clubes (todos campeões nacionais, exceto o venezuelano), passou a contar os vice-campeões em 1966. Em 1968, quando todos os campeões e vices dos dez países filiados à Conmebol participaram, a Libertadores contou com 21 participantes.

 

Esse número de clubes só foi aumentar em 1998, quando pela primeira vez dois mexicanos foram convidados para disputar o torneio. Em 2000, a competição ficou mais inchada quando a Conmebol resolveu aumentar o número de participantes por país (cinco para Brasil e Argentina e três para os demais, exceto Venezuela e México), subindo então para 34 clubes. Desde 2005, com mais vagas para mexicanos e venezuelanos, a Libertadores passou a contar com 38 clubes.

 

Agora, em 2010, o torneio vai contar com o número recorde de 40 clubes. Isso porque dois clubes mexicanos entrarão diretamente nas oitavas-de-final (Chivas Guadalajara e San Luís). Ambos foram desclassificados da edição de 2009 pela Conmebol, que não quis marcar jogos no México durante o período em que a Gripe Suína assolava o país.

 

Assim, os mexicanos também estarão em peso na Libertadores. Pela primeira vez o torneio contará com cinco representantes do México, o mesmo número de brasileiros no torneio. Além de Chivas e San Luís, outro clube mexicano já garantido no torneio é o Morélia. Faltam apenas duas vagas, que serão conhecidas na próxima quarta. Um deles saíra do confronto entre América e Monterrey. Quem ganhar irá para o Grupo 2 da Libertadores, ao lado de São Paulo, Once Caldas (COL) e Nacional (PAR). Já o outro representante mexicano que resta ser definido saíra do jogo entre Puebla e Estudiantes. Quem vencer vai para a fase preliminar enfrentar o Juan Aurich (PER). O ganhador desse confronto irá ainda para o Grupo 3 da Libertadores, com Estudiantes (ARG), Bolívar (BOL) e Alianza Lima (PER).

 

Dos 40 clubes que estarão na Libertadores, apenas dois serão estreantes: o Cerro, do Uruguai, e o vencedor do confrontos entre os mexicanos Puebla e Estudiantes.

 

Outra curiosidade dessa Libertadores é que apenas nove dos 22 clubes que já conquistaram a Libertadores nas 50 edições anteriores estarão presentes em 2010. São eles: Estudiantes (ARG), Nacional (URU), São Paulo, Cruzeiro, Colo C0lo (CHI), Flamengo, Internacional, Once Caldas (COL) e Vélez Sarsfield (ARG). Os três maiores campeões, Independiente (7 títulos), Boca Juniors (6 títulos) e Peñarol (5 títulos), estão fora, assim como o River Plate-ARG, duas vezes campeão.

 

 


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade