TV RÁDIO
Buscar

Bomba! Ney Franco? Galo? Que nada! Bahia pode ter Renê Simões

Autor(a): Márcio Martins em 12 de Dezembro de 2009 11:56

O empresário do técnico Renê Simões ainda não confirmou, mas o Bahia já conversou sobre a possibilidade de contratar o treinador para a próxima temporada. Depois de tentar Péricles Chamusca, Geninho e Ney Franco, o nome de Renê foi indicado e bem aceito na direção tricolor. A notícia partiu de um assessor do técnico, que procurou saber informações de um funcionário do Vitória sobre a situação do Bahia, como contratações, investimentos e orçamento. Ninguém no Bahia confirmou até o momento a possível contratação.

 

Currículo de Renê Simões

Simões chegou a jogar pelos juniores de São Cristóvão, Flamengo e Bonsucesso, mas preferiu estudar a continuar a carreira de jogador. Formado em Educação Física, é membro do painel de instrutores da FIFA. É o único treinador do mundo que já dirigiu seleções masculinas e femininas em competições oficiais da FIFA e que já comandou todas as categorias de Seleções em Copas do Mundo da FIFA. René também já comandou os selecionados Sub-17 com Trinidad e Tobago e Sub-20 com o Brasil, além da seleção principal da Jamaica na Copa do Mundo de 1998.

 

Jamaica

René assumiu a seleção jamaicana em 1994, com o objetivo de classificar o time para a Copa do Mundo de 1998. Para começar, procurou seus jogadores, e descobriu que muitos trabalhavam em hotéis (Warren Barrett carregava malas, Theodore Whitmore era barman). Foi para a Inglaterra e achou seis jamaicanos nos times de lá. Depois arranjou financiamento, e pediu ajuda à Federação Jamaicana, criando o projeto "Adote um Jogador", que consistia em uma empresa patrocinar um jogador específico, o que atraiu grandes empresas, como Shell, Citibank e Burger King. E, claro, um esquema tático bom, que levaria a Jamaica à classificação. Em 2008 Renê votou a dirigir a Jamaica, sem conseguir levá-la à Copa do Mundo de 2010.

 

Seleção feminina do Brasil

Em Sidney 2000, a seleção brasileira feminina acabara em quarto lugar. Quando René Simões foi contratado, com vistas às Olimpíadas de 2004, investiu especialmente no psicológico: contratou palestrantes, colocou frases motivacionais e, especialmente, deu uma bola de tênis para cada jogadora, para que elas materializassem na bolinha o desejo pela medalha. No plano físico, concentrou totalmente as jogadoras e pediu a elas para fazer um caderno para especificarem o que tinham de melhorar. Como resultado, o time foi vice-campeão olímpico com quatro vitórias (1 a 0 sobre a Austrália, 7 a 0 sobre a Grécia, 5 a 0 sobre o México e 1 a 0 sobre a Suécia) e duas derrotas para as norte-americanas que mostraram algum progresso: na primeira fase, derrota por 2 a 0, mas dominando o primeiro tempo, e, na final, derrota por 2 a 1 na prorrogação, jogando melhor. Depois das Olimpíadas, Simões recebeu diversas propostas (ele aceitou a do Vitória), e o futebol feminino começou a mover dirigentes para criar um campeonato (antes dos Jogos, as jogadoras que não atuavam no exterior viviam exclusivamente da Seleção).

 

O Dia em que as Mulheres Viraram a Cabeça dos Homens

Este é o título do livro lançado em 2007, em que René Simões tem como base principalmente sua própria experiência à frente do comando técnico da seleção brasileira de futebol feminino e a conquista da medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. O livro valeu-lhe o prêmio literário do sindicato dos jogadores naquele ano.

 

Coritiba

Em 6 de junho de 2007 René assumiu o comando do Coritiba. Até então, o "Coxa" estava na série B do Campeonato Brasileiro, e o retorno à Primeira Divisão era o grande desafio do técnico. Após a apresentação oficial, com intervalo de algumas horas, Simões seguiu viagem com a delegação para Belém do Pará, onde acompanharia ainda fora dos gramados o jogo contra o Remo, mas já orientando tecnicamente a equipe. Foi a primeira vez que ele comandou uma equipe do Sul do Brasil. Em 24 de novembro sagrou-se campeão brasileiro da Série B, conseguindo o acesso com cinco rodadas de antecedência. A experiência do acesso serviu a ele como inspiração para um novo livro: Do Caos ao Topo: Uma Odisséia Coxa-Branca.

 

Fluminense

René Simões fez uma campanha de recuperação pelo tricolor carioca no brasileiro de 2008, conseguiu evitar o rebaixamento e ainda classificou a equipe para a Copa Sul-Americana de 2009. Em 2009, René passou por alguns altos e baixos pelo comando técnico do tricolor. Além da eliminação nas semifinais da Taça Guanabara para o Botafogo por 1 a 0, René estava ameaçado de sair do comando tricolor, caso não conseguisse ganhar o jogo contra o Nacional-PB pela Copa do Brasil, porém, mesmo com a vitória de 1 a 0 no jogo de ida e 3 a 0 no jogo de volta, René Simões foi demitido dois dias antes do jogo contra o Mesquita pelo segundo turno (Taça Rio) da Campeonato Carioca, tendo comandado o time em 21 jogos, com 60,32% de aproveitamento no total.

 

Volta ao Coritiba

Após ser demitido do Fluminense, René voltou ao Coxa. Seu primeiro jogo depois da volta ao Coritiba foi pela penúltima rodada do Campeonato Paranaense, contra o Atlético-PR, uma vitória por 4 a 2 que manteve as chances de título do time. Em 9 de agosto foi demitido pela sequência de maus resultados — o clube ocupava a 18.ª posição, na zona do rebaixamento.

 

Portuguesa

No dia 12 de agosto, apenas 3 dias depois de ser demitido pelo Coritiba, assinou com o Portuguesa. Acabou pedindo demissão da Lusa após a derrota em casa para o Vila Nova-GO. Mas a principal razão do pedido foi o fato ocorrido depois do jogo, em que conselheiros do clube entraram no vestiário com seus seguranças e ameaçaram jogadores e membros da comissão técnica para que o time voltasse a obter bons resultados.

 

Costa Rica

No dia 17 de setembro, assinou contrato para comandar a Seleção Costarriquenha, mas após a eliminação para o Uruguai na Repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, deixou o cargo.

 

Outros cargos

      Preparador Físico: Vasco da Gama (1976 a 1978) e Serrano Foot Ball Club (1978).

      Superintendente de futebol: Flamengo (2000)

 

Títulos

      Vice-campeão carioca da segunda divisão: Mesquita (1985, primeira vez que um time da Baixada Fluminense se classificou para a primeira divisão estadual)

      Segunda divisão dos Emirados Árabes

      Sul-Americano Sub-17: 1988

      Copa do Qatar: Al Haiah (1989)

      Campeonato Catariano: Al Rayan SC Doha (1990)

      Copa Sheik Jassim (Qatar): Al Rayan SC Doha (1990)

      Copa do Al Rayan (Qatar): Al Rayan SC Doha

      Sul-Americano Sub-20: (1988)

      Copa Shell (Copa do Caribe): Jamaica (1998) e Trinidad e Tobago (2001)

      Medalha de Prata - Futebol Feminino: Jogos Olímpicos de Verão de 2004

      Campeonato Baiano: Vitória (2005)

      Medalha de Bronze Jogos Asiáticos em Doha/Qatar com Under 23 do Irã (2006)

      Campeão Brasileiro da Série B: Coritiba (2007)

 

Condecorações

      Condecorado pela FIFA como técnico da equipe que mais evoluiu no mundo com o time de futebol sênior da Jamaica - 1995

      Condecorado pelo governo brasileiro com a medalha Rio Branco - 1997

      Condecorado pelo governo jamaicano com a medalha Comenda da Distinção - 1999


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade