TV RÁDIO
Buscar

CBF confirma clássicos regionais nas rodadas finais do Brasileiro

Autor(a): IG em 13 de Março de 2011 13:43

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulga na próxima semana, provavelmente quarta-feira, a tabela do Campeonato Brasileiro 2011 com uma novidade: os clássicos regionais deverão ser disputados nas rodadas finais. A informação foi confirmada ao iG pelo diretor de comunicações da entidade, Rodrigo Paiva, e pela diretoria de competições, comandada por Virgílio Elísio da Costa.

A CBF não quis falar se a mudança será feita para evitar a tática das “entregadas”, que marcou as duas últimas edições. Confrontos regionais no momento decisivo dificultariam que um time deixasse de se esforçar em uma partida para prejudicar o rival estadual.

A tabela ainda precisa ser aprovada pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o que deve acontecer em reunião nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. É praxe o dirigente ratificar decisões desse tipo, já que foi ele quem encomendou a Elísio uma pesquisa para tentar elaborar os jogos desta maneira.

A CBF contratou uma empresa em dezembro de 2010, que simulou diversas possibilidades de tabelas. "É um estudo complexo, porque pode prejudicar alguns times nas rodadas finais e para chegar a um resultado satisfatório foi complicado", disse Paiva.

Confrontos como Atlético-MG x Cruzeiro, Grêmio x Internacional, Atlético-PR x Coritiba e Avaí x Figueirense serão disputados na 19ª rodada (a última do 1° turno) e na 38ª (a decisiva), com a inversão de mando de praxe.

Os confrontos entre paulistas e entre cariocas ainda estão em análise, principalmente pela dificuldade em realizar dois jogos de grande porte na mesma cidade – na 37ª e 38ª, por exemplo, a CBF marca as partidas no mesmo horário, para não privilegiar equipes que estejam disputando título, vaga na Libertadores ou rebaixamento. Mas é quase certo que dos três clássicos estaduais que cada um dos quatro grandes (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo e Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) têm por turno, dois serão realizados nas rodadas finais.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade