TV RÁDIO
Buscar

Parabéns, Leão! Vitória comemora 123 anos de fundação nesta sexta-feira

Autor(a): Redação Galáticos Online em 13 de Maio de 2022 07:00
Foto: Maurícia da Matta

Terceiro clube de futebol mais antigo do Brasil (atrás de Rio Grande-RS e Ponte Preta), o Esporte Clube Vitória completa 123 anos de fundação sexta-feira (13).

O EC Vitória nasceu justamente no Corredor da Vitória, em uma noite chuvosa de 13 de maio de 1899, quando os irmãos da tradicional família Valente, Artêmio e Arthur, reuniram-se com os amigos no casarão dos pais e fundaram o "Club de Cricket Victoria”.

No entanto, somente em 1902, o clube adotou o futebol como modalidade e alterou o nome para Sport Club Victória. Sobretudo, o futebol só teve sua profissionalização em 1953. 

Ao longo de sua história, o Leão, como é conhecido por conta do mascote do clube, acumula 29 títulos estaduais e cinco da Copa do Nordeste. Ao lado do seu arquirrival, o Vitória é o time que mais vezes venceu o certame regional (1976, 1997, 1999, 2003 e 2010).

Outro fato que marca a história do clube é o Campeonato Brasileiro feito em 2013. O time comandado pelo técnico Ney Franco teve a melhor campanha de um clube nordestino na era dos pontos corridos do Brasileirão, terminou em quinto lugar e, por pouco, não se classificou para disputar a Copa Libertadores da América. 

Antes do torneio nacional ser alterado para pontos corridos (2013), o rubro-negro baiano conquistou a segunda colocação da competição. Na final, perdeu para o Palmeiras. Já pela Copa do Brasil, o Leão bateu na trave em 2010. Enfrentando o Santos de Neymar e companhia, o Vitória perdeu a primeira batalha por 2 a 0, na Vila Belmiro. No jogo de volta, no Barradão, venceu o Peixe por 2 a 1, mas não foi suficiente para levar o título da competição. 

No entanto, como nem tudo são flores, o time enfrenta uma das maiores crises de sua história. Atualmente na zona de rebaixamento da Série C, o rubro-negro terá que buscar forças no apoio que sua torcida vem dando e conseguir encontrar seu bom futebol a tempo de conseguir classificar para segunda fase do certame. 

O ano de 2022 tem que ser de reestruturação e “volta aos trilhos” e você, torcedor, deve seguir exigindo o que merece: o melhor. 

Para celebrar a data, o clube convida a todos os conselheiros, sócios e torcedores para participar da missa na capela Nossa Senhora da Vitória, localizada nas dependências do Estádio Manoel Barradas, que será realizada às 9h.

Feliz aniversário, nação rubro-negra!


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade