TV RÁDIO
Buscar

Ronaldo: Três vezes melhor do mundo pendura as chuteiras

Autor(a): Thiego Souza em 14 de Fevereiro de 2011 14:05

No início da tarde desta segunda-feira, emocionado, Ronaldo Fenômeno anunciou sua aposentadoria do futebol, em entrevista coletiva concedida no CT Joaquim Grava. Após anos como um dos melhores jogadores do mundo e uma passagem de mais de dois anos pelo Corinthians, o eterno camisa 9 decidiu pendurar as chuteiras. "Como vocês devem imaginar, ouviram falar no fim de semana, eu estou aqui hoje para falar que estou encerrando minha carreira como jogador profissional".
 
Para justificar a decisão antecipada, o Fenômeno, que tinha contrato com o clube até o fim de 2011, afirmou que suas recorrentes lesões o fizeram repensar e anunciar a aposentadoria.

A carreira profissional de Ronaldo começou cedo, aos 16 anos. O jogador, ainda com idade de juvenil, foi para o elenco principal e passou a fazer parte do grupo. No seu primeiro ano, em 1993, marcou 12 gols em quatorze jogos, sendo cinco desses no mesmo jogo contra o Bahia.
 
Em 94, com apenas 17 anos, Ronaldo foi artilheiro do campeonato mineiro com 21 gols e se tornou a grande sensação do país. Mas os europeus colocaram “olho” e compraram seu passe. O PSV Eindhoven (Holanda) o contratou por 6 milhões de dólares.
 
Atuando pelo time holandês marcou 67 gols em 71 jogos, sendo trinta deles no campeonato nacional do país, com isso terminou como artilheiro da competição. O Barcelona não resistiu ao jogador e acabou desembolsando 20 milhões de dólares pelo seu passe.
 
Atuando pelo clube catalão acabou ganhando visibilidade e destaque mundial. Em 1996 marcou dezessete gols em 20 partidas e foi eleito o melhor jogador do mundo pela primeira vez. No ano de 1997 acabou se transferindo para a Inter de Milão, onde iniciou todo drama de sua carreira. 
 
O começou foi promissor, 14 gols em dezenove jogos, além do segundo premio na carreira como melhor do mundo. Na temporada foram vinte e cinco gols e o vice-campeonato italiano.
 
DRAMA
 
Seu drama começou em 1998. Horas antes da final da Copa do Mundo da França, o jogador teve uma convulsão no hotel, motivo de seu baixo rendimento na partida que teve a França como vencedora e campeã do mundo.
 
Em 2000 o jogador teve um problema no joelho em uma partida da Internazionalle, com isso ficou cinco meses sem atuar. No dia 12 de abril retornou aos gramados, porém com menos de cinco minutos em campo, uma nova e grave lesão no joelho, dessa vez, quinze meses fora dos campos e as dúvidas se voltaria a jogar futebol.
 
RETORNO
 
Seu retorno triunfal aconteceu em 2002. Convocado por Felipão para a Copa do Mundo no Japão, o jogador passou a ser denominado “Fenômeno” por ter conduzido o Brasil ao tetra, além de terminar a competição como artilheiro com oito gols. O terceiro prêmio de melhor do mundo foi conquistado.
 
Nesse mesmo ano foi contratado pelo Real Madrid e fez parte do time dos galáticos, apelido dado ao clube merengue devido ao excesso de craques existentes no elenco. Ronaldo atuou com jogadores como Beckham, Zidade, Figo, Raúl e Roberto Carlos.
 
Durante os cinco anos atuando pelo Real Madrid foram 104 gols e os títulos do Intercontinental (2002), Espanhol (2003 e 2007) e Supercopa (2003). No final da temporada veio a contratação pelo Milan.
 
De volta à Itália, Ronaldo, desvalorizado no mercado, atuou apenas duas temporadas, marcando apenas nove gols e vinte jogos. Uma nova lesão o fez parar, com isso o time italiano rescindiu seu contrato.
 
Sem clube, Ronaldo viria a treinar no Flamengo, onde manteve a forma física e ficou próximo de assinar com seu clube do coração. No período que esteve na Gávea, se envolveu em um escândalo ao se envolver com travestis.
 
Mas, a frustração dos flamenguistas aconteceu quando o Corinthians, sem dar sinal de vida, fez um investimento alto “passou a perna” no Flamengo, contratando o fenômeno. No dia 12 de dezembro de 2008 foi recebido com festa no Pacaembu.
 
No Corinthians, voltou a ganhar destaque internacional. Com belos gols e suas inacreditáveis arrancadas, Ronaldo ajudou o time paulista a sagra-se campeão paulista e da Copa do Brasil em 2009. 
 
Porém seus problemas com excesso de peso e fama de “baladeiro” deixaram os torcedores do Corinthians irritados, principalmente após a eliminação para o Tolima na pré-Libertadores, que não pouparam criticas ao jogador, que anunciou o fim de sua carreira.
 
O futebol brasileiro agradece à Ronaldo por tudo que realizou dentro de campo. Quem faz parte da geração até os trinta anos se rendeu aos gols e apresentações desse que certamente será um dos maiores mitos que o esporte presenciou nos últimos anos.
 

Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade