Página Inicial

/

Notícias

/

Bahia

/

Retorno à Libertares: Bahia domina ações na Bolívia, mas arranca empate sofrido na altitude

Bahia

Retorno à Libertares: Bahia domina ações na Bolívia, mas arranca empate sofrido na altitude

Triunfo simples na volta garante Esquadrão na terceira fase

Autor(a): Redação Galáticos Online

Foto: Letícia Martins / EC Bahia

O Bahia conseguiu arrancar o empate com o The Strongest, por 1 a 1, jogando na altitude de La Paz, na Bolívia, pela segunda fase da Copa Libertadores. Guerrero abriu o placar para os donos da casa, mas o centroavante Willian José deixou tudo igual no segundo tempo. O jogo de volta, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, acontece na próxima terça-feira (25), às 21h30.

Um triunfo por qualquer placar garante o Esquadrão na terceira fase. Em caso de novo empate, a classificação será definida nos pênaltis. Se avançar, o Bahia enfrentará o vencedor do confronto entre Boston River, do Uruguai, e Ñublense, do Chile. Após a terceira fase, começará a fase de grupos.

Primeiro tempo

O Bahia voltou a jogar a Copa Libertadores após 38 anos. A espera do clube baiano deu sede para os jogadores que foram à La Paz, enfrentar o The Strongest e a sofrida altitude. No entanto, nos primeiros minutos do confronto eliminatório, o Esquadrão parecia ter pulmões de aço. Focados, os jogadores não sentiam os efeitos naturais do ar e jogavam de forma leve. Isso se traduziu em uma bola no travessão e uma linda defesa do goleiro Banegas logo nos primeiros lances do jogo.

Aos 5 minutos, a missão parecia que ia ficar mais fácil. Com um carrinho descabido no campo de ataque, Ursino levou um cartão vermelho direto ao atingir o tornozelo de Gilberto. Com o adversário jogando com menos um em campo, o Bahia ficou ainda mais confortável em campo e passou a acumular chances de abrir o placar.

O futebol tem algumas sinas que se repetem como um trecho de uma música em um disco arranhado. "Quem não faz leva", já dizia o sábio.. E foi o que aconteceu. Perdendo diversas oportunidades, aos 38 minutos, o sistema defensivo do Bahia, que se sentia à vontade em estar com suas linhas alta, foi surpreendido por um contra-ataque em velocidade do Tigre. Numa bela arrancada e um preciso passe de Fran Supayabenas, nas costas de Gilberto, o atacante Guerrero recebeu dentro da área e bateu na saída do goleiro Marcos Felipe.

As coisas se complicavam na Bolívia. A pequena torcida que viajou ao país vizinho ainda viu, aos 48 minutos, já nos acréscimos, o atacante Ademir receber passe de Jean Lucas dentro da pequena área, livre de marcação e com o gol aberto, e bater de jeito estranho na bola e desperdiçar um gol praticamente feito.

Segundo tempo

O Bahia voltou mudado para o segundo tempo. Entraram Luciano Juba e Willian José. No entanto, as alteraões do técnico Rogério Ceni não surtiram o efeito que ele desejava. O Esquadrão não conseguiu repetir a atuação da primeira etapa, e passou a sofrer mais nas jogadas ofensivas do Strongest.

Na metade final do segundo tempo, o Bahia mostrou muito desgaste físico por causa da altitude e precisou diminuir o ritmo e baixar suas linhas. Com isso, o The Strongest explorou muitas bolas longas, mas a melhor chance foi tricolor e teve finalização de um incansável Lucho Rodríguez defendida por Banegas.

Mesmo com uma atuação abaixo da crítica, aos 23 minutos, Lucho Rodríguez cortou da esquerda para dentro e tocou para Cauly dentro da área. O meia driblou um defensor e bateu de esquerda, mas Banegas defendeu a bola mascada no meio do caminho com a ponta dos dedos. A redonda ficou viva em cima da linha do gol e Willian José chegou com tudo, dividindo com um defensor, para se jogar com tudo e conseguir o heroico empate.

Já nos acréscimos, aos 50 minutos, Lucho tentou o último fôlego. O uruguaio arrancou pela direita e com habilidade limpou para o meio e bateu de esquerda, obrigando o goleiro Banegas a fazer boa defesa e mandar para o escanteio. Era o último respiro antes do apito final. Na altitude, empate com gosto de triunfo.

SIGA-NOS

GRUPO

© Copyright Galáticos Online. All Rights Reserved

Designed by