TV RÁDIO
Buscar

Julgamento que pode suspender Gabigol por até quatro anos acontece nesta segunda; saiba detalhes

Autor(a): Marcelo Ramos - BNews em 18 de Março de 2024 08:00
Foto: Divulgação/Flamengo

Divulgação/FlamengoO atacante Gabriel Barbosa será julgado nesta segunda-feira (18), às 14h, pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD/AD). O camisa 10 do Flamengo foi denunciado por tentar de fraudar o exame de dopagem, no ano passado, e pode ser punido com até quatro anos de suspensão.

Gabigol foi denunciado pelo comportamento durante um teste fora de competição, no Ninho do Urubu, em 8 de abril de 2023. De acordo com relato dos oficiais, ele tentou esconder a genitália na hora de urinar no pote e foi agressivo com os oficiais responsáveis pelo exame.

De acordo com o Uol, o julgamento no TJD/AD não é público e será por videoconferência, a partir das 14h. Gabigol será defendido pelo advogado Bichara Neto, contratado pelo Flamengo. O clube trata o cenário como "sob controle".

Gabi será julgado pelo Pleno do tribunal, a instância máxima no Brasil. Essa é uma prerrogativa de jogadores de nível internacional, para que o recurso, caso desejado, possa ser feito à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.

Se a defesa do atleta optasse por um julgamento em uma comissão disciplinar do tribunal brasileiro, só poderia recorrer até o próprio Pleno do TJD/AD, e não ao CAS.

A expectativa é que a sessão seja relativamente longa, diante do número de testemunhas que devem depor.

A ordem do julgamento envolve leitura do relatório, produção de provas (documentais ou testemunhais), manifestação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), fala do procurador, que é quem faz a acusação, e a sustentação da defesa do jogador.

Em seguida, vem o primeiro voto, que é do relator do processo, o auditor Daniel Chierighini Barbosa. O Pleno tem nove membros.

Em entrevista ao Uol, o ex-presidente do TJD/AD, Luciano Hostins, afirmou que a tendência é que Gabigol seja condenado.

“É claro que depende do processo. Mas o TJD/AD costuma ter mais condenações do que absolvições. É difícil ter absolvição. E se houver condenação, a aplicação da pena pode ir de advertência à suspensão por 4 anos”, afirmou.

Ainda de acordo com a denúncia, há pelo menos oito pessoas intimadas para depor: Gabigol, Danilo Machado (oficial de controle), Raphael Carvalho (líder da missão), Rodrigo de Souza da Silva (escolta), Márcio Tanure (médico do Flamengo), Leandro Martins (enfermeiro do Fla), Everton Ribeiro (capitão do Flamengo à época) e Fernando Solera, representante da CBF.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade