Bahia
Bahia
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Primeiro time brasileiro na história da Copa Libertadores, o Esporte Clube Bahia poderá voltar a disputar o torneio internacional organizado pela Conmebol após um hiato de 35 anos. Contudo, tem que seguir somando pontos nos próximos 12 jogos que restam pelo Brasileirão 2024.
De acordo com os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Bahia possui 48,4% de chances de classificação para Libertadores 2025. Para este ano, o número mágico que deve garantir vaga no principal torneio Sul-americano é 68 pontos.
Para alcançar a meta, no atual cenário, o Bahia necessita fazer o seguinte:
Atualmente o Bahia tem 42 pontos, na 6ª colocação, dentro do G6. Ou seja, nos próximos 12 jogos, o time comandado por Rogério Ceni precisaria somar 26 pontos dos 36 em disputa até o fim do Brasileirão.
"Meu foco quando comecei nesse trabalho é que o Bahia consiga o que conseguiu há 35 anos. Calendário cheio, internacional, se possível com a maior competição, a Libertadores. Maior sonho que tenho é ver esse estádio em um jogo de Libertadores numa quarta-feira", revelou Ceni, em coletiva após triunfo contra o Atlético-MG.
Lembrando que, a situação pode mudar a depender dos confrontos dos adversários diretos, e do desempenho do Esquadrão que tem 53% de aproveitamento em 26 jogos realizados nesta Série A.
Confira os próximos jogos do Bahia pelo Brasileirão:
Normalmente, seis clubes garantem vaga na Libertadores, sendo quatro na fase de grupos e dois no play-off. Contudo, nesta temporada os nove primeiros colocados no Brasileirão poderão se classificar na Libertadores, a depender do desempenho dos times brasileiros nas copas deste ano.