TV RÁDIO
Buscar

Pernambucanos são os mais violentos no Brasileirão

Autor(a): Justiça Desportiva em 19 de Agosto de 2009 20:36

O Campeonato Brasileiro chega ao returno e com ele o discurso de vida nova para uns e de aumento de rendimento para outros. E os números do primeiro turno servem de prognóstico do que deve mudar e do que pode ser mantido em cada equipe. Para as últimas 19 rodadas, é bom os clubes se preocuparem com a parte disciplinar, afinal foram 1.026 cartões amarelos e 99 cartões vermelhos nos primeiros 187 jogos – os outros três foram adiados. E a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai continuar marcando os infratores de perto e os denunciando.

Ao término do primeiro turno, o time mais indisciplinado é do Náutico. O Timbu foi o que mais recebeu cartões amarelos – 69 – e o segundo, ao lado do rival Sport, na lista das equipes que mais tiveram jogadores expulsos: nove no total. O líder em cartões vermelhos é o Cruzeiro, com 11. No entanto, em contrapartida, a Raposa é o que menos levou cartão amarelo – 44. Nos critérios adotados para suspensão, dois cartões amarelos no mesmo jogo, o que resulta no vermelho, não são contabilizados, pois vale a pena maior.

Os clubes que menos tiveram jogadores expulsos foram Flamengo, Barueri, Santos e Botafogo, com dois cartões vermelhos cada. E o jogador recordista em expulsão é o zagueiro Vagner, do Náutico, com três cartões vermelhos. Dutra e Hamilton (Sport), Kleber (Cruzeiro), Asprilla e Derley (Náutico), Fred (Fluminense), Jonas (Grêmio), Rafael Toloi (Goiás), Uellinton (Vitória), Nunes (Santo André), Renato Silva (São Paulo), Emerson (Avaí) foram para o chuveiro mais cedo em duas oportunidades no primeiro turno.

Os números revelam também que o maior “ladrão” de bolas do primeiro turno é que mais amarelos recebeu. O volante Willians acumula nove advertências, seguido de perto por Derley, do Náutico, com oito, e por Marcelinho Paraíba e Carlinhos Paraíba, do Coritiba, Edcarlos, do Fluminense, Elvis, do Santo André, e Asprilla, do Náutico, com sete.

O primeiro turno também foi de polêmicas, denúncias e punições. As torcidas de Atlético/PR, Coritiba e Náutico não se comportaram como deveriam e os clubes acabaram perdendo mando de campo no STJD. E muito craque também foi alvo dos procuradores e auditores. Ronaldo, do Corinthians, Fred, do Fluminense, Diego Souza, do Palmeiras, Kleber, do Cruzeiro, entre outros, acabaram denunciados.

Alguns casos e denúncias marcaram a primeira metade da competição. Ronaldo foi denunciado e punido em um jogo pelo puxão de cabelo em Fahel, do Botafogo. Fred, contra o Inter, trocou tapas com Magrão, e contra o Corinthians, ofendeu o árbitro. O camisa 9 do Fluminense também acabou suspenso. O Flamengo sofreu duas baixas por infração ao Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O volante Airton pisou em Ariel, do Coritiba, e levou cinco partidas de gancho, enquanto o lateral Léo Moura acabou suspenso em dois jogos por xingar a torcida.

O segundo turno começa nesta quarta-feira, dia 19 de agosto, e nada está definido. Na parte de cima, Palmeiras, Internacional, Goiás, São Paulo e Atlético/MG despontam na briga pelo título, enquanto na parte debaixo, Sport, Fluminense, Santo André, Náutico e Coritiba lutam contra o rebaixamento. Além disto, os clubes têm os “prêmios” das vagas na Libertadores e na Sul-Americana em disputa.
 


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade