TV RÁDIO
Buscar

Bahia escapa da degola com uma vitória a cada dois jogos

Autor(a): Galáticos Online em 21 de Agosto de 2012 11:52

Faltando uma rodada para o fechamento do primeiro turno do Brasileirão, é hora de a torcida tricolor apelar à calculadora. O Galáticos Online fez as contas e chegou à conclusão que o time de Caio Júnior tem uma tarefa indigesta na briga para escapar do rebaixamento: levando-se em conta as três últimas edições do Campeonato Brasileiro da Série A, o Bahia precisa vencer uma partida a cada dois jogos se quiser dependendo apenas de suas próprias pernas na competição.

A meta Tricolor é alcançar os 46 pontos ganhos, igualando a campanha do ano passado e que lhe valeu, além de escapar da degola, a última vaga na Copa Sul-Americana.
 
Naquela ocasião, o 17º colocado - primeiro da zona de rebaixamento - foi o Atlético-PR, com 41 pontos. O Cruzeiro, 16º, escapou com 43. Mas nem sempre foi assim: em 2009, por exemplo, o Coritiba foi rebaixado com 45 pontos. Em 2010, o Vitória somou os mesmos 42 que o Atlético-GO, mas caiu por causa do número de triunfos inferior aos goianos.
 
Para chegar aos 46 pontos e ficar minimamente tranquilo, o Bahia terá de somar mais 30 pontos em 20 partidas, contra 16 somadas nas 18 primeiras rodadas.
 
Ou seja, o Bahia precisa elevar o atual aproveitamento de 30% para  50%, ou conquistar pelo menos três pontos a cada duas partidas. Ano passado, o Bahia somou 19 pontos no primeiro turno. Pode chegar ao mesmo número se vencer a partida do próximo final de semana, contra o Atlético-GO, no Pituaçu.

Sonhar com uma vaga na Libertadores exigirá uma reviravolta ainda maior para o campeão baiano. A pontuação mínima dos últimos três anos para alcançar a vaga ao torneio continental foram os 60 pontos que o Internacional somou ano passado. O Inter foi o quinto colocado e só entrou na Libertadores porque o vice-campeão foi o Vasco, então campeão da Copa do Brasil.
 
Para chegar aos 60 pontos o Bahia teria de somar 44 pontos em 20 partidas, aproveitamento de 73%, até hoje somente superado pelo líder Atlético-MG, com 82%. O vice-líder Fluminense, tem 72%.
 
Rebaixamento - Brasileiro Série A
2011 - Atletico-PR 41
2010 - Vitória 42
2009 - Coritiba 45
 
Libertadores - Série A
2011 - Internacional 60*
2010 - Grêmio 63
2009 - Cruzeiro 62

Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade