TV RÁDIO
Buscar

Federação Paulista vai testar projeto eletrônico de ex-árbitro baiano

Autor(a): Da Redação em 23 de Novembro de 2009 23:21

O lance que classificou a França para a Copa do Mundo, quando Henry evitou a saída da bola pela linha de fundo com a mão, reabriu as discussões sobre o uso das imagens da televisão para evitar erros de arbitragens. Tentando evitar futuros equívocos, a Federação Paulista de Futebol (FPF) deve ser a pioneira no Brasil neste tipo de situação e pode usar esta tecnologia em uma de suas competições.

Segundo o ex-árbitro baiano e atual membro da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Manoel Serapião Filho, a FPF gostou do projeto apresentado por ele e está em final de negociações para usar num futuro próximo.

“O futebol é para o povo e a decisão justa tem que ser premiada. O árbitro não pode, por um lance de dificuldade visual, ser suspenso e sofrer consequência. Tecnologia tem que vir e vai vir o mais cedo ou mais tarde, apesar de qualquer resistência”, disse Serapião Filho à Rádio Itatiaia.

As imagens a serem utilizadas durante as partidas serão para definir questões fora do alcance do árbitro e seus assistentes, como se a bola entrou ou não, falta na proximidade da área, onde foi marcado pênalti ou vice-versa, lance de agressão, gols evitados ou feitos com a mão e bola que saiu pela linha de fundo e saiu o gol.

O árbitro eletrônico não deverá ser utilizado na Série A-1 do Campeonato Paulista de 2010. A princípio será testado em competições inferiores. “Estamos em conversação com a Federação Paulista, que é vanguardista, e ela pode fazer a experiência em um campeonato deles. Não deve ser na Primeira Divisão, pois toda experiência tem que começar com equipes de categorias inferiores. Todo projeto precisa ser implementado para ser aperfeiçoado”, completou Serapião Filho.

Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade