Campeonato Ucraniano é suspenso após invasão da Rússia e atletas brasileiros aguardam posicionamento
Por Pevê Araújo
Publicado em 24/02/2022, às 13h45O Campeonato Ucraniano está suspenso. A medida foi publicada em site oficial da organização do torneio, nesta quinta-feira (24).
O curto comunicado afirma que o campeonato nacional foi adiado por conta da lei marcial imposta na Ucrânia, invadida pelo exercito russo nesta madrugada. Os clubes locais teriam reunião nesta quinta para decidir a suspensão da competição.
"Devido à imposição da lei marcial na Ucrânia, o Campeonato Ucraniano está suspenso", publicou a Premier League Ucraniana (UPL).
Alguns times da Ucrânia já tinham liberado os atletas das atividades, no entanto, outras agremiações seguiram trabalhando normalmente, como Shakhtar e Dínamo de Kiev, clubes com muitos jogadores brasileiros.
Situação de brasileiros que jogam na Ucrânia
Atletas que defendem Shakhtar Donetsk e Dínamo Kiev pediram ajuda ao governo brasileiro para deixar a Ucrânia. Presos num hotel em Kiev, capital do país, os jogadores publicaram um vídeo em redes sociais.
"Nos sentimos realmente abandonados, porque não sabemos o que fazer. As notícias não chegam até nós, a não ser as do Brasil [...]. Saímos com uma peça de roupa e não sabemos como vamos resolver a situação", disse a esposa de um dos jogadores.
O Shakhtar Donetsk tem 13 atletas brasileiros no elenco. Jogadores conhecidos do futebol nacional defendem a equipe, como Júnior Moraes, Pedrinho, David Neres, Alan Patrick e Marlon. Clubes como Dínamo, Zorya, Luhansk e Metalist também contam com atletas do Brasil.
Nesta manhã, companheiros do atacante David, ex-Vitória, tranquilizaram familiares e amigos. Os atletas estavam em pré-temporada com o Metalist na Turquia e retornariam para a Ucrânia nesta quinta-feira (24). Por meio de redes sociais, Matheus Peixoto e Paulinho Boia afirmaram que estão longe dos locais de confronto e aguardam posicionamento do clube e da embaixada brasileira. Diante da situação, voos foram cancelados.
O volante Edson, ex-jogador do Bahia, afirmou em mensagem ao "ge" que ele e os companheiros de clube estão bem. O atleta deixou o Tricolor para assinar com o Rukh Lviv no final da última temporada. O clube fica numa cidade localizada no oeste da Ucrânia, cerca de 530 km de distância da capital Kiev.
Ainda de acordo com informações divulgadas pelo jogador, o Rukh Lviv planeja conseguir um veículo para atravessar a fronteira com a Polônia em breve.
Negociação do Vitória com o Metalist
A situação pode atrapalhar a negociação do Vitória com o Metalist. Vendido neste início de temporada, o atacante David já está trabalhando com a equipe, porém o Rubro-Negro ainda não recebeu o dinheiro definido nas tratativas e não enviou a liberação do atleta.
O Galáticos Online entrou em contato com o Vitória na manhã desta quinta-feira. O clube afirmou que ainda não tem um posicionamento e que segue aguardando a sequência dos acontecimentos. Até o momento de publicação desta reportagem, o atleta David não se pronunciou a respeito do assunto.
Matéria atualizada às 16h25
Bahia leva 'sacode' do Cruzeiro e acumula quarto jogo seguido sem triunfos
Craque Neto detona Neymar após atacante se lesionar e chorar em campo
Matheuzinho fala sobre a sensação de ter o filho xodó da torcida do Vitória
Com novidade na zaga, Bahia está escalado para enfrenta o Cruzeiro
Vitória detalha dívidas após déficit milionário nas contas do clube: "Compromisso com a transparência"
Carpini destaca empenho dos jogadores após vencer a primeira na Série A