Buscar

Premier League prepara regra financeira contra ligas independentes 

Autor(a): Redação Galáticos Online em 29 de Abril de 2021 10:15
Foto: Divulgação

Após a Federação Italiana (FIGC) tomar a iniciativa, agora é a vez da Premier League, com apoio da Federação Inglesa (FA), se armar contra clubes que desejarem criar ligas independentes de associações não reconhecidas pela Fifa e Uefa, como foi o caso da Superliga Europeia, há duas semanas. 

Seundo o Bolg Lei em Campo, do portal Uol Esportes, a Premier League deverá anunciar nos próximos dias uma mudança em seu estatuto para abordar casos dessa natureza. Nesse sentido, um dos projetos seria de dificultar um clube a descumprir um contrato comercial, por exemplo o de direitos televisivos com a liga. Na prática, trata-se de uma medida indireta, que não impediria esses clubes de participarem da nova competição, mas que isso traria consequências financeiras para eles. 

Nesta semana, as federações começaram a agir. Na segunda-feira (26), a Federação Italiana foi pioneira e aprovou a regra 'anti-Superliga', que prevê que os times inscritos para disputar seus campeonatos se comprometem a não participar de competições organizadas por entidades não reconhecidas pela Fifa e Uefa. 

Em caso de descumprimento, a FIGC promete excluir automaticamente os clubes envolvidos do Campeonato Italiano e da Copa da Itália.

Os 12 clubes fundadores da Superliga - Arsenal, Atlético de Madrid, Barcelona, Chelsea, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Milan, Real Madrid, Tottenham- continuam sendo alvos das equipes que não embaraçam no projeto apesar da desistência precoce. 

Na Itália, pelo menos 11 clubes da primeira divisão nacional escreveram uma carta à Lega Serie A (organizadora do Campeonato Italiano) pedindo punições aos três times do país que participaram da criação da nova competição. O mesmo acontece na Inglaterra. 

Os presidentes da Fifa e da Uefa também já falaram em punições, mas até o momento, nada foi de fato feito com os 'dissidentes'.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade