TV RÁDIO
Buscar

Espanha x Portugal - Guerra ibérica pelas oitavas-de-final

Autor(a): Da Redação em 29 de Junho de 2010 13:40

Nesta terça-feira, a Espanha primeira colocada do Grupo H, enfrenta a seleção de Portugal segunda colocada do Grupo G, no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo da África do Sul. Esse será o primeiro encontro das duas seleções na história da Copa do Mundo em fases finais.

O confronto será inédito entre dois países vizinhos que, apesar da proximidade geográfica que os une, nunca tiveram a oportunidade de se encontrar em fases finais de Mundiais.

A esperança de gol

A Espanha chegou à Copa do Mundo como campeã europeia e com uma enorme dose de favoritismo, mas o primeiro jogo foi uma lição de humildade para a equipa de Vicente del Bosque, surpreendentemente derrotada pela Suíça.

Soaram os alarmes, mas a Fúria fez aquilo que lhe competia: venceu os dois jogos seguintes, Honduras e Chile, e selou o primeiro lugar do Grupo H e a presença nos oitavas-de-final.

O avançado espanhol David Villa já fez história na África do Sul, ao tornar-se o melhor marcador de todos os tempos da La Roja em fases finais de Copas do Mundo, com um total de seis gols. A esperança do time também é conquistar vingança por um duelo que ocorreu há seis anos atrás, pela Eurocopa de 2004.

Na ocasião, Portugal atuava em casa, e precisava de uma vitória para eliminar os espanhóis da competição, ainda na fase de grupos. O time luso, então comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, venceu por 1 a 0, mandando os rivais para casa.

Tentando mudar a sorte
O grupo de Portugal era, notoriamente, um dos mais equilibrados deste Mundial e a Selecção sabia que qualquer erro podia ser fatal para as suas ambições. O empate em 0 a 0 com a Costa do Marfim na primeira rodada não comprometeu nada, e a goleada por 7 a 0 contra a Coreia do Norte abriu as portas para a segunda fase.

Mas pela frente Portugal ainda tinha um duelo com o Brasil, no qual voltou a mostrar uma defesa intransponível, somando o terceiro jogo seguido sem sofrer golos e selando o segundo lugar do Grupo G.

O atacante Cristiano Ronaldo foi eleito o Craque do Jogo nos três jogos disputados por Portugal até agora, mas anotou apenas um tento. Apesar dos títulos recebidos, o jogador ainda não chegou a encantar neste Mundial, sendo alvo de críticas por parte dos especialistas.

Retrospecto
Portugal e Espanha já se enfrentaram em 29 partidas ao longo da história, com ampla vantagem espanhola. Ao todo, a Fúria venceu em 11 ocasiões, empatando outras 11 e perdendo apenas sete. Resta saber se o retrospecto de alguma coisa valerá neste duelo, que promete ser um dos mais quentes de todo o Mundial.
 


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade