TV RÁDIO
Buscar

Blog da Copa: Pretória, uma das capitais da África do Sul

Autor(a): Márcio Martins em 30 de Junho de 2010 18:30


No dia em que a Seleção Brasileira fez o último treino em Johannesburgo antes de seguir para a cidade de Port Elizabeth, aproveitei para ir conhecer a capital administrativa da África do Sul. Tivemos pouco tempo, mas deu para ver os principais pontos turísticos. Eu e o Coronel Nunes, presidente da Federação Paraense de Futebol, fomos conhecer o Voortrekker Monument, um monumento construído em granito nos arredores de Pretória, local inclusive onde estão hospedados os amigos e companheiros de rádio Mário Freitas e Dito Lopes, da Rádio Excelsior da Bahia.

 

O monumento foi desenhado para simbolizar a coragem, a fé e o espírito indomável e aventureiro dos voortrekkers (pioneiros) que, a partir do Cabo, chegaram ao Transval. Foi inaugurado no dia 16 de Dezembro de 1949, aniversário da batalha de Blood River de 1838, em que se degladiaram os boeres e os zulus.

 

À entrada encontra-se uma estátua em bronze de uma mulher voortrekker com os seus dois filhos. Por cima deles está representado uma wildebeest, símbolo dos perigos que encontraram. Por cima da entrada principal encontra-se a cabeça de um búfalo, considerado o animal mais perigoso quando está ferido.

 

Não obstante o Monumento e Museu existente primeiro piso não serem muito populares entre os negros, devido às injustiças do regime do "apartheid", é um belo monumento que narra, por meio de interessantes painéis, a colonização do país vista pelo lado dos "Afrikaners" (descendentes dos colonizadores holandeses, que não aceitavam a presença inglesa) e que chegaram a fundar dois estados independentes - o Transvaal e o Estado Livre de Orange.


Um detalhe interessante é que todos os anos, no dia 16 de Dezembro, os "Afrikaners" reúnem-se aqui para celebrar a saga de seus ancestrais, quando o sol penetra por uma abertura no teto e ilumina uma placa comemorativa no centro do monumento.

 

Pretória, com cerca de 1 milhão e meio de habitantes, é a capital administrativa de Johannesburgo, aliás é uma das três capitais do pais e, de fato, é oficialmente a capital com poderes executivos. A cidade do Cabo é a capital legislativa e Bloemfontein considerada a capital judicial.

Abaixo, eu, o coronel Nunes, presidente da Federação de Futebol do Pará e a esposa dele, Dona Rosa...



Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade