Jogando com mais disposição, o Bahia venceu o Vitória em Pituaçu por 2 x 1, confirmou sua vaga na segunda fase do campeonato baiano e pela primeira vez, desde a reinauguração de Pituaçu, triunfou o maior rival.
Precisando do triunfo, o Bahia tomou a iniciativa na partida, indo para cima do Vitória. A primeira oportunidade gol saiu dos pés de Ananias. Aos 6 minutos, o meia cortou na esquerda e mandou para o gol, mas chutou para fora.
Aos 12 minutos foi a vez do Vitória assustar. Após cobrança de escanteio de Ramon, o zagueiro Wallace desviou e Schwenk acertou as redes, mas pelo lado de fora.
O Bahia abriu o marcador em Pituaçu. Aos 18 minutos, após cobrança de falta, Viafara falhou, Marcone escorou de cabeça e Alison apenas tocou para o fundo das redes.
Mesmo com o susto, o Vitória conseguiu equilibrar a partida, empatando o jogo. Aos 27 minutos, Schwenk recebeu passe sozinho na área, chutou, mas Fernando defendeu, na sobra, o camisa 9 empurrou para as redes.
No segundo tempo, o Bahia voltou melhor e marcou seu segundo gol. Aos 10 minutos, Abedi recebeu ótimo passe de Edilson e sozinho, venceu o goleiro Viafara.
Com um jogador a mais desde o primeiro tempo, o Bahia administrou o resultado, apesar de algumas investidas do Vitória. O triunfo garante o tricolor na segunda fase do campeonato baiano
Campeonato Baiano 2010 – 10ª Rodada
Bahia 2 x 1 Vitória
Estádio Metropolitano de Pituaçu
Bahia: Fernando, Apodi, Alison, Nem e Ávine (Diego); Marcone, Leandro, Abedi e Ananias (Mauricio); Edilson (Lima) e Rodrigo Grahl. Técnico: Renato Gaúcho
Vitória: Viafara, Nino Paraiba, Wallace, Anderson Martins e Valmir (Arthur Maia) ; Vanderson, Uelliton, Bida e Ramon Menezes; Adailton (Rafael Granja) e Schwenk (Júnior). Técnico: Ricardo Silva