A Pluri Consultoria, empresa parananese especializada em esportes, divulgou um relatório em que aponta que o elenco do Bahia teve apenas 1% de valorização durante o Campeonato Brasileiro de 2012. Segundo avaliação da Pluri, o conjunto dos atletas que defendem o Bahia valem, somados, 25,2 milhões de euros, o equivalente a R$ 69,5 milhões na cotação desta quarta-feira, 5.
Antes do início da competição, o elenco tricolor valia 25 milhões de euros, o que equivale dizer que as contratações dos atletas que chegaram depois do início da competição, como Kleberson (FOTO) e Mancini praticamente em nada interferiram. Ainda segundo a Pluri, a valorização real do elenco, contando as contratações, foi negativa: - 2%.
O Bahia ocupa o 14º lugar no ranking das equipes que mais se valorizaram em 2012. O ranking é encabeçado pelo São Paulo, cujo elenco saltou dos 96 milhões de euros no início do Brasileiro para os 118 milhões atuais. Na sequência vêm o campeão Fluminense, o Atlético-MG e o Grêmio. Todos estarão representando o Brasil na próxima edição da Copa Libertadores ao lado do Palmeiras, campeão da Copa do Brasil, mas rebaixado para a Série B do Brasileiro.
No critério de valorização de elenco, o Verdão também terminou o Brasileirão na zona de rebaixamento: foi o penúltimo colocado, à frente apenas do Internacional.
Clique aqui e confira a tabela completa.