Segundo presidente da FBF, Série D pode ter nova fórmula em 2013

Série D pode ter nova fórmula em 2013

Por Redação Galáticos Online

Publicado em 24/10/2012, às 11h20

Compartilhe

A passagem do presidente da CBF, José Maria Marin, pela Capital baiana, na última terça-feira (16), pode ter trazido novos avanços para o futebol brasileiro. Em reunião com o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, o mandatário voltou a discutir mudanças para a Série D do Brasileirão.

Rodrigues fez novas sugestões, que segundo ele foram bem recebidas por Marin. Se em 2012 a Série D, vencida pelo Sampaio Corrêa (MA), foi parcialmente custeada pela CBF, que bancou passagens hospedagens e materiais para as delegações, em 2013 o campeonato pode excluir de vez as possibilidades de prejuízos financeiros para os clubes.

No encontro entre os dirigentes, Ednaldo Rodrigues propôs que todas as despesas sejam custeadas pela entidade máxima do futebol brasileiro. Assim, além dos benefícios já conquistados neste ano, as agremiações também deixariam de pagar as taxas de arbitragem e ficariam com toda a renda de público dos jogos.


Já sobre a fórmula de disputa, outras novidades também podem vir por aí. Uma competição com 32 equipes foi sugerida pelo dirigente baiano. Assim, cada um dos 27 Estados brasileiros teriam um representante na disputa. As demais vagas seriam ocupadas pelos quatro clubes rebaixados da Série C e o quinto colocado da Série D 2012.

"Caso sejam confirmadas estas mudanças, será uma conquista significativa. Sempre lutamos para que os clubes deixassem de ter prejuízos com a Série D e, desta forma, que a competição passasse a ser rentável para quem disputa", explicou.

“Mais importante ainda para os clubes participantes da Série D é o calendário, que permitiria um planejamento mais real, uma vez que os 32 clubes seriam divididos em quatro grupos de oito na fase de classificação, jogando em sistema de ida e volta dentro dos respectivos grupos, o que proporcionaria o mínimo de 14 partidas, sendo sete em casa e sete fora, para cada um. Para a fase seguinte ascenderiam os quatro melhores de cada grupo formando 16 classificados, que seriam redivididos em oito grupos de dois jogando no sistema de mata-mata até restarem os quatro finalistas”, completou.

Já sobre os critérios para indicação do representante baiano, Ednaldo explica que ficou decidido em comum acordo entre a Federação e os clubes. "Todos os clubes participantes da Copa Governador do Estado abriram mão da vaga através desta competição para que o participante da Série D de 2013 seja decidido no Campeonato Baiano. Por unanimidade, todos entenderam como um avanço para os clubes a mudança no calendário. Além disso, viram que o participante da Série D será escolhido de forma mais democrática, já que antes a vaga era disputada entre seis clubes da Copa Governador (excluindo a dupla BaVi) e agora será disputada entre dez clubes na 1ª Divisão do Baianão ", revelou. 


Com o encerramento da Série D 2012 neste domingo (21), a expectativa é de que José Maria Marin anuncie as novidades ainda nesta semana. "O presidente Marin gostou muito da nossa sugestão e, pela conversa que tivemos, acredito que nosso desejo seja atendido. A CBF pode anunciar as mudanças nos próximos dias. Agora, vamos aguardar e torcer para que os clubes sejam beneficiados com a nova Série D", concluiu Rodrigues.

Fonte: FBF
Foto: CBF

CBFFBFSérie DGaláticos OnlineEdnaldo Rodrigues

Leia também