Em edições passadas, cinco primeiras rodadas definiram boa parte dos rebaixados
Em edições passadas, cinco primeiras rodadas definiram boa parte dos rebaixados
Por Leonardo Santana (Twitter: @leosouzasantana)
Publicado em 13/06/2013, às 09h19
Compartilhe
Aquela conversa de que “estamos só no começo do campeonato” pode ser deixada de lado se for feita uma análise sobre os rebaixamentos na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Por isso, é bom Goiás, Atlético-MG, Náutico e Ponte Preta ficarem atentos, apesar de ainda estarmos no início da competição.
Basta analisarmos as dez últimas edições do Brasileirão para visualizarmos que, na era de pontos de corridos, desde 2003, houve 38 descensos e, destes, 14 que caíram estavam na zona de rebaixamento após as cinco primeiras rodadas.
Por exemplo, na temporada passada o Palmeiras era 17º colocado após as cinco primeiras rodadas e não conseguiu se manter na Série A. Em 2011, Avaí, Ceará e Atlético-PR, ao final das cinco primeiras partidas rondavam a zona da degola e no final acabaram confirmando as expectativas de rebaixamento.
O contrário acontece quando falamos de título. Na ponta de cima da tabela apenas o Cruzeiro, em 2003, estava na liderança ao fim da 5ª rodada e conseguiu confirmar a conquista do Campeonato Brasileiro ao fim do campeonato.
Sendo assim, é bom as equipes aproveitarem a paralisação no Campeonato Brasileiro para se arrumarem e focarem que cada jogo, na competição de pontos corridos, deve ser disputado como se fosse uma final.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar
navegando, você concorda com essas condições.