Por Márcio Martins, direto de Belo Horizonte
Publicado em 18/03/2010, às 16h10Com a presença de quase 300 pessoas, entre cronistas esportivos, jornalistas, autoridades e convidados, o 36º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos foi aberto nesta quarta-feira à noite, no auditório do Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais,
O presidente da AMCE, Carlos Cruz, lembrou que há 10 anos Belo Horizonte não recebia um evento da importância desse Congresso para crônica esportiva e que elevem num momento importante. “Nas comemorações dos 70 anos da AMCE queríamos colocar uma cereja no nosso bolo de aniversário. E esta cereja é esse Congresso. É um momento importante, em que se discute e que estamos construindo uma Copa do Mundo no Brasil e Belo Horizonte é parte fundamental nesse processo. Nós, como profissionais da imprensa, temos uma participação importante. Somos nós que vamos mostrar passar as informações sobre o que está sendo feito, como está sendo feito. Então, cabe a nós, com o envolvimento social do jornalista, passar essas informações. Daí, o momento expressivo de reunirmos aqui
Carlos Cruz ressaltou que o 36º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos tem uma abordagem completa do que se discute no esporte. “Teremos arbitragem, um painel importante com os treinadores de futebol, categoria de base, esporte especializado, também falaremos sobre as leis dos esportes. Enfim, uma cesta completa para a gente avaliar e trocar idéias sobre os nossos esportes”, disse o presidente da AMCE.
Na abertura do Congresso, o cronista esportivo e secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Alberto Rodrigues, que representou o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, disse que “o presidente da ACME, Carlos Cruz, foi muito feliz em trazer para Minas o 36º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos. Aqui serão debatidos assuntos fundamentais para a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil. Vamos levar daqui tudo o que será discutido nesse Congresso. Vamos levar essa base para todo o Brasil. Daqui sairá um projeto nacional. E a Secretaria de Estado de Esportes sempre foi parceira dos cronistas esportivos em todos os encontros”.
O presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE), Aderson Maia, ressaltou a importância da crônica esportiva para a liberdade de imprensa da felicidade de estar de volta a Belo Horizonte, que há dez anos não era escolhida para abrigar o evento máximo da entidade.