Velho conhecido santista, o meia Marquinhos Gabriel
- após ter sido supostamente sondado pelo Bahia e negado pelo presidente do Tricolor - voltou a ser pautado como um reforço na Vila Belmiro para a temporada de 2017. Em baixa no Corinthians após apresentar rendimento bem discreto ao longo do ano, o meia ainda não recebeu uma proposta oficial do rival, porém a mesma deve ser formalizada nos próximos dias, inclusive envolvendo mais um jogador na negociação.
Encostado, o volante de 23 anos foi a campo apenas em dez oportunidades ao longo da temporada - Alison apresentou lesão ligamentar no joelho em julho - e deve seguir como suplente no Santos no ano que vem. Outro fato que incentiva a saída do jovem, provém da contratação do experiente volante Leandro Donizete, favorito à titularidade.
Por outro lado, a tendência é que o Corinthians não facilite a negociação. Isso porque o Timão adquiriu 70% dos direitos econômicos de Marquinhos Gabriel junto ao Al-Nassr (ARA), em abril deste ano, por cerca de R$ 10,5 milhões. No entanto, o Santos estaria disposto a entrar na negociação considerando um preço inferior, por entender que o meia foi desvalorizado após a temporada apagada.