Por Yuri Barreto e Aurelio Nunes, do Galáticos Online

Publicado em 03/02/2012, às 18h14

Compartilhe

Com números surpreendentes, o Baianão 2012 começou com destaque em todo o país. Em apenas cinco rodadas disputadas, as redes foram balançadas 92 vezes em 30 jogos, média superior a 3 gols por partida.

E os principais responsáveis por essa marca são os atacantes Neto Baiano (Vitória), Júnior (Camaçari) e João Neto (Bahia de Feira). Com sete gols cada, os atacantes do Rubro-negro e do Azulino lideram a briga pela artilharia do Estadual. Já o camisa 11 do Tremendão vem logo atrás, com seis tentos.

Aliás, o trio de matadores baianos só encontra um rival à altura em todo o país: é André Luis, do Horizonte, artilheiro do Campeonato Cearense, também com sete gols marcados em cinco rodadas.

Coincidência ou não, os quatro maiores matadores do Brasil na temporada 2012 atuam no futebol nordestino. Eles deixam para trás grandes nomes do futebol brasileiro como o atacante Alecssandro (Vasco), artilheiro do Carioca com três gols; e Neymar; Leandro Damião e Fred, que ainda não marcaram pelos estaduais.

A média de Andé Luís, Neto Baiano e Júnior é de 1,4 gol por partida, enquanto a de João Neto é um pouco menor, de 1,2, se levados em conta os cinco jogos que suas equipes disputaram.

Mas enquanto o cearense precisou de quatro rodadas para marcar seus sete gols, Neto Baiano só precisou de três e Júnior, de apenas duas.

Uma das explicações para tal fenômeno atende pelo nome de Juazeiro. Lanterna com apenas um ponto ganho, a Carranca é, além da defesa mais vazada do certame, a alegria dos artilheiros do Baianão. Dos 19 gols que sofreu até então, nada menos que 11 foram anotados pelo trio de goleadores do certame – três de Neto baiano, três de João Neto e cinco de Júnior.

No próximo domingo (5), será realizada a sexta rodada do Campeonato Baiano. Com Neto, Júnior e João em campo, fica a certeza de mais um emocionante capítulo desta batalha.

Confira alguns dos principais artilheiros até o momento:

Baianão -Neto Baiano (Vitória) e Júnior (Camaçari): 7 gols.; João Neto (Bahia de Feira), 6 gols
Cearense -André Luis (Horizonte): 7 gols
Goiano -Marcão (Atlético): 5 gols.
Gauchão -Zulu (Juventude): 5 gols.
Amazonense -Robemar (Operário): 5 gols.
Potiguar -Zé Paulo (Santa Cruz): 5 gols.
Alagoano -Alexsandro (Murici): 5 gols.
Paulista -Hernane (Mogi Mirim): 4 gols.
Pernambucano -Joelson (Porto): 4 gols.
Catarinense - Aloisio (Figueirense) 4 gols.
Paraense -Rafael Paty (Cametá): 4 gols.
Carioca -Alecssandro (Vasco) e Somália (Boa Vista): 3 gols.
Paranaense -Henrique (Cianorte), Baiano (Operário) e Bruno Mineiro (Atlético): 3 gols.
Capixaba -Pablo (Rio Branco): 3 gols
júniorGaláticos OnlineNeto BaianoJoão Netoartilheiros

Leia também