Presidente do Jacobina comemora acesso e promete briga por título baiano

Presidente do Jacobina comemora acesso e promete briga por título baiano

Por Redação Galáticos Online (@GalaticosOnline)

Publicado em 14/05/2014, às 20h40

Compartilhe

Foram 20 anos longe das atividades profissionais, período suficiente para que o Jacobina Esporte Clube se fortalecesse. Novos dirigentes, atletas e parceiros chegaram para agregar valores a um dos tradicionais clubes do futebol baiano.

O resultado disso foi um retorno surpreendente aos gramados do estado. Enquanto muitos críticos e torcedores apostavam suas fichas em equipes como Fluminense de Feira, Ypiranga, Itabuna e Atlético de Alagoinhas, o Jacobina, até então desacreditado, construiu uma verdadeira caminhada, daquelas semelhantes às fases da vida do ser humano.

Não se pode dizer que o “Jegue da Chapada”, como é carinhosamente chamado, nasceu agora, mas cabe-se dizer que ressuscitou ou ressurgiu e foi se desenvolvendo como uma criança, que passa pela adolescência, puberdade até chegar à fase adulta. Assim foram os primeiros meses de 2014 para o clube.


Comemoração do Jacobina (Foto: Jornal Folha do Estado)


O Jacobina entrou na Segunda Divisão do Baianão deste ano para marcar sua volta aos gramados, mas o trabalho feito fora das quatro linhas permitiram que a agremiação alcançasse voos mais altos e chegasse ao tão disputado acesso à elite do futebol da Bahia em 2015. Foi o que descreveu o presidente Rafael Damasceno.

“Um sonho. Foi algo fantástico, tanto para a gente quanto para a cidade. Estávamos afastados há tanto tempo, voltamos depois de 20 anos e já subimos. A cidade parou. Jacobina e toda a região estão em êxtase. Fizemos um excelente alojamento, com piscina, enfermaria entre outros. Adquirimos ônibus próprio, estamos com salários em dia e pagamos premiação pelo acesso. E ainda estamos concluindo nosso CT (Centro de Treinamentos), para onde devemos nos mudar dentro de dois meses”, disse.  

Tudo isso só foi possível com a união de quem quis ver o JEC brilhar. “Agradecemos o apoio da Federação, dos nossos parceiros e de toda a comunidade jacobinense”, destacou o dirigente.


Festa pelo acesso do Jacobina (Foto: Calila Notícias)


Damasceno, que revelou ter pago uma folha salarial de R$ 85 mil mensais ao elenco durante a competição, também mostrou otimismo quando o assunto é o possível primeiro título profissional do clube. “Nossa expectativa é a melhor possível. Vamos buscar o título. Sabemos que vamos enfrentar uma equipe difícil. O Colo Colo foi o único que nos venceu no campeonato, mas estamos confiantes. Todo o clube, jogadores e a cidade estão unidos pelo título”.

Já sobre a reestreia do Jegue da Chapada na 1ª Divisão do Baianão em 2015, depois de 21 anos (a serem completados no ano que vem), o mandatário se mostrou ainda mais confiante. Por suas palavras, a dupla BAVI e demais adversários que se cuidem.

“Vamos melhorar ainda mais a estrutura, buscar mais parceiros e brigar por título, vaga na Copa do Brasil e vaga na Copa do Nordeste. Tivemos uma reunião com a Prefeitura (de Jacobina) e recebemos a grande notícia de que o estádio José Rocha vai passar por ampla reforma, praticamente vai ser construído um novo estádio para 2015. Vai ter troca de gramado, iluminação, ampliação das arquibancadas e modernização das dependências. Teremos uma praça esportiva belíssima ano que vem. Voltamos para ficar”, concluiu.


Jogo da 1ª fase entre os finalistas Jacobina e Colo Colo (Foto: José Nazal)


Campanha – Para chegar ao acesso, o Jacobina disputou nove partidas na primeira fase da Segundona. Foram seis vitórias, dois empates e uma derrota, o que rendeu ao clube um aproveitamento de 74,07% e a segunda colocação na tabela.

O JEC balançou as redes em 15 oportunidades e sofreu apenas quatro gols. O saldo de 11 gols só foi menor que o do Colo Colo, que chegou a 18 e foi justamente o único adversário a vencê-lo na competição. Agora, o Jegue da Chapada disputará contra o próprio Tigre o título de campeão da 2ª Divisão 2014. A decisão terá duas partidas, a primeira no próximo sábado (17), em Jacobina, e a segunda no dia 25 de maio, em Ilhéus.

Confira os resultados do Jacobina na 1ª fase:

1ª rodada – Leônico 0 x 1 Jacobina (16 de março)
2ª rodada – Jacobina 4 x 1 Ipitanga (23 de março)
3ª rodada – Colo Colo 1 x 0 Jacobina (30 de março)
4ª rodada – Fluminense 1 x 1 Jacobina (6 de abril)
5ª rodada – Jacobina 3 x 0 Flamengo de Guanbambi (12 de abril)
6ª rodada – Itabuna 0 x 1 Jacobina (27 de abril)
7ª rodada – Jacobina 2 x 1 Atlético (1º de maio)
8ª rodada – Ypiranga 0 x 0 Jacobina (4 de maio)
9ª rodada – Jacobina 3 x 0 Jequié (11 de maio)


*Foto Capa: Calila Notícias
*Fonte: FBF
BAIANOacessojacobina

Leia também