Japão busca feito inédito e Croácia tenta manutenção de escrita em Copas do Mundo
Divulgação/AFPPor Redação Galáticos Online
Publicado em 05/12/2022, às 09h00Integrantes do Grupo E, os japoneses tiveram vitórias surpreendentes contra Alemanha e Espanha e fecharam a chave na liderança com seis pontos ganhos. Os croatas, por sua vez, ficaram em segundo lugar no Grupo F, que teve a liderança de Marrocos, e as eliminações de Bélgica e Canadá.
Em trajetória ascendente nas Copas, o Japão conquistou a liderança de um grupo pela segunda vez na história, depois de obter o feito em 2002. Na Copa em que foi sede ao lado da Coreia do Sul, os nipônicos faturaram chave que contava também com Bélgica, Rússia e Tunísia.
A Croácia, por sua vez, tenta levar a campo uma escrita desde que se separou da antiga Iugoslávia. Em cinco Mundiais, os croatas ficaram três vezes pelo caminho já na fase de grupos e, nas outras duas, disputaram os sete jogos.
Em 1998, perderam para a França nas semis, e bateram a Holanda para ficar com o terceiro posto. Na última Copa, foram finalistas e caíram novamente para os franceses. O retrospecto entre as duas seleções é idêntico com três jogos na história. Em Copas, a Croácia soma uma vitória e um empate, todos em fase de grupos, enquanto os japoneses venceram um amistoso em 1997.